A organização do Fiap 2014 (Festival Ibero-americano de Publicidade) decidiu estender o prazo para a inscrição de peças até o próximo dia 11 de abril. As inscrições podem ser feitas no site.

O festival acontece este ano entre os dias 28 e 30 de abril, em Miami, e terá a participação de 11 brasileiros no júri de diversas áreas. São eles: Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, que presidirá o júri de Filmes e participará das áreas de Campanhas Integradas e Copa Iberoamerica; Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo, que vai liderar o júri de Criatividade Efetiva; Marco Gianelli, o Pernil, redator da AlmapBBDO, em Rádio e Promo; Alexandre Peralta, da Peralta Comunicação, em Inovação em Meios; Flávio Medeiros, diretor de criação da Heads RJ, em Internet; Fred Gelli, fundador da Tátil Design, em Design; Fabio Seidl, vice-presidente  de criação da Lapiz/Leo Burnett, de Chicago, em Gráfica; Patrícia Carbonell, sócia da Perspectiva Brasil, em Relações Públicas e Imprensa; Rodrigo Butori, diretor de criação da La Comunidad, de Miami, em Inovação em Meios, Edu Tibiriçá, sócio e produtor executivo da BossaNovaFilms, em Técnicas de Produção Audiovisual e Flavio Casarotti, diretor-geral de criação da Y&R, em Gráfica.

Palestras

O tema central dos seminários este ano é “Pensando sobre a influência dos próximos cinco anos”. Entre os palestrantes estão o brasileiro Rui Porto, CMO da Alpargatas para Havaianas e o magnata da mídia Rupert Murdoch, dono da News Corporation,  holding que controla títulos como “The Times”, “The Sun” e “The Sun on Sunday”, além de Fox e Sky. Em sua 45ª edição, o Fiap apresenta entre as novidades a área “Criatividade Independente em Redes Sociais”, que vai premiar as melhores ações independentes em redes sociais.

Criado em 1969 na cidade argentina de Rosário, o festival teve sedes itinerantes pela região até 1990 e durante 20 anos foi realizado em Buenos Aires. Em parceria com a Associação de Agências Hispânicas de Publicidade (AHAA), dos Estados Unidos, o Fiap transferiu-se para Miami em 2012, onde conseguiu reunir profissionais representando quase todos os países latinos e da península ibérica que concorrem com suas peças.

Vale lembrar que os premiados no Fiap também contam pontos para o Gunn Report, maior estudo de publicidade do mundo, que avalia 46 festivais internacionais e locais.