Marcet: ideia é premiar campanhas que têm provado serem efetivas ao longo dos anos

 

Uma das novidades do Fiap (Festival Ibero-americano de Publicidade) este ano será a estreia da categoria Clássicos de Iberoamérica, que vai premiar com o Sol de Fuego campanhas históricas. O prêmio pertence à estreante disciplina Eficácia Criativa, que julga o resultado efetivo que um trabalho gera para as marcas.

 

Daniel Marcet, diretor-geral do Fiap, explicou que o objetivo é premiar campanhas memoráveis, que ultrapassaram fronteiras ao longo do tempo. “A ideia é premiar campanhas que têm provado serem efetivas. São campanhas bem conhecidas, que podem ser, por exemplo, as de Bombril, Havaianas e Mamíferos da Parmalat, no Brasil. São campanhas que atravessaram fronteiras e obtiveram prêmios em todos os festivais”, relatou Marcet.

Segundo ele, o prêmio Sol de Fuego será uma homenagem do festival a essas campanhas memoráveis. “São trabalhos que têm provado sua efetividade durante muito tempo e conhecidos pelo posicionamento e resultado que deram para as marcas, como o caso de Havaianas que era conhecida como uma sandália barata e chegou ao mundo fashion”, exemplificou o diretor-geral. O júri vai avaliar as peças inscritas na categoria, independentemente da mídia, e haverá uma vencedora.

Inscrições

Pelo segundo ano seguido, o Fiap será realizado em Miami, nos Estados Unidos, de 29 de abril a 1º de maio. O festival prorrogou o prazo para as inscrições de peças. A organização esticou o prazo para recebimento de trabalhos no site (www.fiaponline.net) até o próximo dia 5 de abril – inicialmente as peças estavam previstas para serem recebidas até o último dia 15.

Neste ano, o Brasil terá dez jurados no Fiap, sendo que dois deles presidirão júris: Pedro Cappeletti, diretor-geral de criação da Grey141, comandará o júri de Promo e Marketing Direto, além de participar do júri de Gráfica; e João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, será presidente na categoria Eficácia Criativa.

 

Completam a lista Luiz Sanches, diretor-geral de criação da AlmapBBDO, em Cine TV; Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca, em Rádio e Copa Iberoamérica; Murilo Lico, vice-presidente de planejamento da Fischer & Friends, em Inovação em Meios; Aaron Sutton, sócio e vice-presidente de criação da Mood, em Rádio e Campanhas Integradas; Thomas Roth, sócio e diretor-geral da Lua Nova, em Técnicas de Produção Audiovisual; André Piva, vice-presidente de criação da Lov, em Interativo; Carlos Silvério, vice-presidente de criação da G2, em Design; e Edson Giusti, sócio-presidente da Giusti Comunicação, em Relações Públicas.

Entre os palestrantes da edição 2013 do Fiap, estão Martin Sorrell, CEO do WPP, Mark Tuttsel, CCO da Leo Burnett Worldwide e, representando o Brasil, Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy.