A 41ª edição do Fiap (Festival Ibero-Americano de Publicidade) recebeu este ano 4.273 inscrições (461 do Brasil), de 567 agências. O número é 6% superior ao de 2009, quando a organização recebeu 4.028 trabalhos. A premiação – que acontece na próxima semana, entre os dias 27 e 30 de abril, em Buenos Aires, Argentina – terá este ano patrocínio geral do portal Terra.

Os números demonstram uma situação bem diferente do ano anterior, quando a queda foi de 28% – por conta, principalmente, da crise econômica. Para incentivar as inscrições em 2010, a organização do festival decidiu não aumentar o valor da taxa de inscrição.

Esta semana foram anunciados mais brasileiros para o juri. Alexandre Cardoso, diretor de marketing do Terra Latam, vai integrar o júri de Inovação em Meios. Já Luiz Fernando Garcia, coordenador nacional do curso de Comunicação Social da ESPM, vai participar do júri da 5ª Maratón Jóvenes Creativos do Fiap 2010.

O Brasil já havia garantido espaço em outras áreas do festival, com a presença de seis profissionais – todos estreantes no júri do festival –, Eduardo Bicudo, ceo da Wunderman, será o único presidente de júri, liderando a banca de análise dos trabalhos de marketing direto. Alexandre Okada, vp da McCann Erickson, e Roberto Fernandez, diretor de criação da JWT, estarão nos júris de TV e Gráfica, respectivamente. O Brasil ainda terá como jurados Gustavo Sar-kis, redator da AlmapBBDO, na área de Rádio; Moacyr Netto (Moa), diretor de criação da DM9DDB no júri de Internet; e Leyla Fernandes, presidente da Apro (Associação das Produtoras de Imagem) e sócia da Produtora Associados, na área de TPA (Técnicas de Produção Audiovisual).

O País também ganhou mais duas vagas no Salón de la Fama do Fiap, lançado no ano passado em comemoração aos 40 anos do festival. Em 2009 o Fiap destacou 40 nomes. Este ano, passam a integrar essa galeria o diretor Andrés Bukowinski, diretor de cena parceiro da W/ em muitos filmes da Bombril, e Eduardo Fischer, ceo do grupo Totalcom.

por Daniela Dahrouge

Leia também

Criativos de MG vencem etapa brasileira da Maratona Jóvenes Creativos, do Fiap
41ª edição do Fiap deve ter boom de inscrições na reta final
ESPM e Fiap definem briefing da seletiva para a Maratón Jóvenes Creativos
Fiap revela jurados brasileiros