O II Festival Minas de Comunicação premiou as melhores agências, peças e campanhas na última sexta-feira (13), durante a Comunica-MG, em Belo Horizonte. A agência mineira do ano foi a Filadélfia Comunicação, que conquistou o prêmio na edição de 2009. A grande vencedora da noite somou novamente o maior número de pontos levando troféus nas categorias filme (Grand Prix, Ouro e Prata), rádio (Ouro e Bronze), mídia impressa (Grand Prix, Ouro, Prata e Bronze), mídia externa (Ouro) e merchandising (Grand Prix, Ouro e Bronze).

Outras agências premiadas com o Grand Prix foram a 18 Comunicação, na categoria mídia externa, com a peça “Para cada área minerada uma área preservada”, e a RC Comunicação com o trabalho “Doe Palavras” na categoria internet.

O júri, composto por Wilson Mateos, da Y&R; Renato Simões, da AlmapBBDO; Roberto Fernandez, da JWT; Carlos André Eyer, da Santa Clara; Otávio Schiavon, da DM9DDB; e Marcos Hosken, da NBS Rio; também concedeu uma menção honrosa à RC Comunicação pelo conjunto do projeto Doe Palavras.

O público pôde escolher a melhor peça entre as classificadas pelos jurados no short-list. O Prêmio Voto Popular registrou 228 participações. As agências vencedoras foram a RC Comunicação e New 360º.

A 2ª Comunica-MG, promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG) e pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), teve como tema central os desafios atuais da comunicação.
 
Prêmio Jurados

Filme (TV e cinema)

Ouro / Grand Prix – Filadélfia (Síndrome de Stendhal)
Prata – Filadélfia (Popstar)
Bronze – Lápis Raro (Mercantil Fernando)

Rádio (spot e jingle)

Ouro – Filadélfia (Diferenças)
Prata – Lápis Raro (Sócrates)
Bronze – Filadélfia (Antes de dormir)

Mídia Impressa (jornal e revista)

Grand Prix – Filadélfia (Labirinto)
Ouro – Filadélfia (Pássaro – Machado)
Prata – Filadélfia (Árvore – Fogo)
Bronze – Filadélfia (Praia)

Mídia Externa

Grand Prix – 18 Comunicação (Para cada área minerada uma área preservada)
Ouro – Filadélfia – Banheiro

Merchandising

Grand Prix – Filadélfia (Star Wars)
Ouro – Filadélfia (Superman)
Bronze – Filadélfia (Óleo)

Marketing direto

Ouro – RC Comunicação (Doe palavras)

Design

Ouro – RC Comunicação (Relatório anual COPASA 2010)
Bronze – Fábrika (Identidade corporativa)

Internet

Grand Prix – RC Comunicação (Doe Palavras)
Ouro – Lápis Raro (Unimed-BH – Minha Linha do Tempo)
Prata – Lápis Raro (Dengue Ville)

Agência do Ano

Filadélfia Comunicação, com 79 pontos.
 
Voto Popular – 228 votos

Mídia Impressa – RC Comunicação (Minas Gerais)
Merchandising – RC Comunicação (Nove meses)
Mídia Externa – RC Comunicação (Frame)
Marketing direto – RC Comunicação (Doe Palavras)
Design – New 360º (marca Hermes Pardini)