Em 2014, marca será vendida em outros mercados

 

A cachaça, bebida símbolo do Brasil, ganhou um novo representante no exterior. Um grupo de empresários que inclui Hamilton Lowe, filho do publicitário inglês Frank Lowe, lançou na última semana a Yaguara, marca de cachaça artesanal cuja proposta é popularizar a bebida nacional mundo afora.

A marca é fruto da parceria entre Lowe, os empresários Thyrso e Thiago Camargo e o master blender Erwin Weimann. A ideia do grupo é aproveitar o bom momento vivido pelo Brasil para apresentar a cachaça como um sinônimo do lifestyle brasileiro, conforme conta Lowe. “Quando você bebe cachaça, deve sentir como se estivesse bebendo um pedaço do Brasil. O Brasil é um dos países mais admirados no mundo, o que a torna a cachaça atraente. Da minha perspectiva, existe uma oportunidade para construir uma marca que pode mostrar ao mundo como a cachaça é boa”, afirma.

O grupo acredita que nenhuma marca de cachaça comercializada fora do Brasil conseguiu construir uma marca forte, premium e admirada em vários mercados. Lowe afirma que são vários os especialistas indicando que a categoria pode se tornar o grande atrativo no mercado global de bebidas se alguma marca conseguir atingir esse potencial.

Essa é a proposta do grupo e, para isso, a receita envolve fazer da Yaguara uma legítima representante brasileira. “A imagem da marca sempre tentará representar o verdadeiro Brasil – tanto da perspectiva de sua herança romântica quando de seu empolgante lado moderno, com a moda, a gastronomia, a arte, a música. Se as pessoas sentirem a sinergia que há entre esses elementos, esperamos que elas gostem da Yaguara”, declara Lowe. Contribui para essa identidade brasileira o design da garrafa, inspirado no célebre calçadão da Praia de Copacabana, outro ícone contemporâneo do país.

Para tornar a marca conhecida fora do país, os executivos estão trabalhando junto a barmans de cidades como Londres, Nova York, Paris e Tóquio. “É uma oportunidade de mostrar como a cachaça está sendo usada nesses mercados, já que é uma bebida que serve como base para coquetéis. Os bartenders, por meio de seus drinks, vão promover a Yaguara no Brasil e no mundo”, finaliza o inglês. Produzida no Paraná, a bebida estará disponível em bares e restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo ainda neste ano. No exterior, começará a ser vendida a partir de 2014. O preço sugerido para a garrafa de 750 mil é de R$ 95.