Alê Oliveira

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions começa na próxima segunda-feira (17), mas já está movimentando a cidade dos Alpes Marítimos da Riviera Francesa. Vários júris estão em andamento, mas o que é visível mesmo é a exposição de algumas marcas que contribuem para a monetização do evento, ao todo 114, como revelou o chairman do evento, o executivo Philip Thomas.

Entre os anunciantes está o projeto FilmBrazil, que tem um banner ocupando toda a extensão da fachada principal do Palais des Festivals. Unilever, P&G, IBM , Coca-Cola, Burger King, Disney, Facebook e IMS também estão entre os sponsors. A campanha publicitária “Discover Brazil’s Amazing Native Species”, do FilmBrazil, foi criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e, além do banner, contempla anúncios, digital e ações de relacionamento de negócios. Só não foram produzidos filmes a exemplo de anos anteriores.

Marianna Sousa, presidente executiva da Apro (Associação Brasileira de Obras Audiovisuais), que abriga o FilmBrazil, iniciativa de fomento à produção de filmes comerciais no mercado brasileiro, não revela o investimento no Cannes Lions este ano, mas o valor gira em torno dos 400 mil euros, consolidado em 2018. Com apoio da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) desde 2005, a iniciativa garante ROI quase que automático.

“Sabemos que o negócio se inicia lá, mas como lidamos com serviços, demora um tempo maior para acontecer de fato… Então, é difícil uma mensuração exata. Mas pelo que conseguimos apurar ao longo de seis meses após Cannes, estimamos que tenha gerado algo em torno de US$ 1,5 milhão. Além disso, Cannes nos traz um ganho de imagem. Cada Leão que o Brasil leva, cada ‘case’ bem-sucedido, nos abre várias portas ao longo do ano. Os ganhos são difíceis de mensurar, porém é inquestionável a importância”, disse Marianna.

“A participação no Cannes Lions é o ponto alto de nossa programação anual de eventos internacionais. Acreditamos que também se configura em uma excelente oportunidade para networking, sobretudo nesse momento com a variação cambial favorável para projetos internacionais e para as nossas produtoras que atuam no segmento de production service. Ano passado, dos US$ 40 milhões exportados, estimamos que esta modalidade representou uma fatia significativa de 30% dos trabalhos voltados ao mercado internacional”, ela acrescentou.

O FilmBrazil é um projeto b2b que este ano envolveu 30 produtoras, mas tem mais um round em Cannes. “Dia 18 de Junho temos uma ação inédita, em parceria com o festival, que será realizada antes da cerimônia de premiação das categorias de produção. Com ajuda da organização, reuniremos as categorias de Film e Digital para um encontro com os jurados e vencedores dessa categoria. Evento será restrito para associadas da Filmbrazil.   Já no dia 20 de junho: Estamos apoiando a competição do Young Directors Award, premiação que ocorre paralelamente à programação oficial de Cannes e que reúne todos os anos nomes de peso do universo de produção internacional”, finaliza Marianna.