O Brasil conquistou apenas um Leão de Bronze em Film Craft, no Festival de Cannes deste ano, com Inertia City, criado pela Wunderman Thompson para United Nations. O resultado foi revelado na manhã desta quarta-feira (23).
Renata Brandão, sócia da Conspiração e jurada brasileira na categoria, disse que a competição foi bastante acirrada, “com muitos trabalhos bons, já que juntou dois anos em um”. “Foi um ano especial. Uma competição bienal com um volume de projetos muito grande”, comentou. Ela afirmou ainda que não é pouco ter apenas um Leão na área. “Pode parecer pouco, mas não é. O Leão do Brasil está muito bem representado”, declarou.
O mercado brasileiro tem 1.472 inscrições este ano no festival, o que representa uma queda de 30% em relação às 2.093 inscrições em 2019, último ano em que a premiação foi realizada. Em 2020, festival teve apenas palestras, debates e conteúdos online. Apesar da queda, o Brasil continua no top 3 de países com maior número de inscrições, atrás apenas dos Estados Unidos (9.124) e Reino Unido (2.192).