Responsável pelos projetos internacionais da Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), a FilmBrazil está organizando o Brazilian Directors Showcase, que este ano vai estar pela primeira vez no evento de inovação e tendências SXSW (South by Southwest), de 9 a 19 de março em Austin, Texas. O projeto da Apro será no primeiro dia do SXSW, no Van Zandt Hotel. A curadoria da ação é de Renato Fernandez (diretor-executivo de criação da TBWA/Chiat/Day) e de Vic Palumbo (sócio-diretor de produção integrada da Deutsch/LA). O patrocínio é da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A ideia do showcase é disseminar nos Estados Unidos o trabalho realizado pelos diretores de filmes comerciais brasileiros. Já confirmaram presença Academia de Filmes, Bando, Barry Company, Big Bonsai, Conspiração, Consulado, Iconoclast, Lobo, Paranoid, Prodigo e Yourmama. Além das empresas de imagem, estarão presentes pela primeira vez produtoras de áudio e as escolhidas para a estreia foram A Voz do Brasil, Jamute e Satélite. As agências convidadas para o evento são Anomaly, McCann (Nova York), Y&R (Nova York); Droga5; Ogilvy (Nova York); BBDO (Chicago); Alma DDB; The Community e Venables Bell & Partners.
“As produtoras brasileiras estão cada vez mais qualificadas a atenderem às necessidades de um mercado tão evoluído quanto o norte-americano, que é hoje o maior cliente das produtoras brasileiras. Vale lembrar que, dos US$ 28 milhões que as produtoras vinculadas à plataforma FilmBrazil geraram em negócios internacionais, em 2015, 32% vieram do mercado dos Estados Unidos”, ressalta Paulo Schmidt, presidente da Apro. “Esta ação está alinhada com nossa estratégia de incremento dos negócios e aumento da visibilidade da economia criativa brasileira nos EUA”, acrescenta Rafael Prado, da Apex.
Marianna Souza explica que marcar presença no SXSW significa proximidade e visibilidade com os profissionais que tomam decisão nas agências. “Pensar em desenvolver uma ativação em Austin durante o SXSW é sempre um grande desafio para a nossa equipe. A participação no festival nos últimos quatro anos serviu para amadurecer nossa presença, entendendo a dinâmica, o perfil do público, a expectativa e como os nossos concorrentes se posicionam”, diz Marianna, lembrando que o show case também será realizado no dia 7 de março, em Los Angeles.