A quarentena imposta a partir de março pela pandemia do novo coronavírus trouxe algumas surpresas no convívio entre as pessoas. Quem não se lembra das cantorias dos italianos nas sacadas de suas residências? O hábito de se “reunir” para conversar, cantar e até assistir apresentações de artistas nas ruas, cada um do seu canto, se espalhou pelo mundo afora, e agora passa a dar significado também às mensagens de Natal das marcas.
A Amazon é uma delas.
Em meio ao segundo lockdown decretado na Inglaterra, a bigtech lançou um filme com uma jovem bailarina que tem o sonho de interpretar o papel principal de uma peça de ballet interrompido após o cancelamento da apresentação, provocado pela crise da Covid-19.
Com a ajuda do irmão, a garota acaba se apresentando mesmo assim, só que na rua, e é aplaudida pelas pessoas que a assistem das janelas de suas residências. Embalado por uma versão orquestrada de “The show must go on”, do Queen, o filme é protagonizado pela bailarina francesa Taïs Vinolo, que hoje vive nos Estados Unidos.
“Durante a minha infância, na França, não existiam meninas negras estudando ballet, com o cabelo como o meu, ou mesmo na TV, e eu não tinha com quem me identificar. Participar desta campanha me ajudou a entender quem realmente sou, o que eu desejo e o que eu represento”, comenta Taïs Vinolo.
O trabalho vem recebendo elogios dos artistas, classe fortemente impactada pela interrupção de shows, peças e apresentações nos mais diversos segmentos das artes.
“A nossa campanha faz uma homenagem ao imbatível espírito humano e ao poder de comunidade que testemunhamos neste ano”, declara Simon Morris, vice-presidente de criação global da Amazon. A criação é da Lucky Generals do Reino Unido para a marca.
A Coca-Cola segue uma linha de comunicação parecida. Com o filme “The Letter”, a marca convida as pessoas a estarem juntas, mesmo que à distância. Veja aqui.