A 31ª edição do Festival de Cinema Latino de Chicago vai até o próximo dia 23, mas com uma novidade para este final de semana: legendas de bacon. A ideia, criada pela Lapiz/Leo Burnett USA, pretende atrair mais americanos para o evento, e não só a comunidade latina.
“Assistir filmes com legenda é chato para boa parte deste público, então resolvemos melhorar a experiência com algo que os americanos adoram: bacon”, conta o VP de criação da agência, Fabio Seidl. “Na verdade, é um jeito divertido que a gente encontrou para convidar todo mundo para ir ao cinema”.
Os criativos da agência estudaram uma tipografia de bacon que funcionasse na telona por cerca de um mês. Mas ao invés de um vídeo case para explicar o processo, criaram um documentário fake. Na peça, um tipógrafo mostra como foi difícil fazer as fontes de bacon sem resistir à tentação de comer o próprio trabalho.
A estreia das legendas de bacon será no filme Carnitas, da diretora mexicana Bárbara Balsategui. Não por caso, conta a história de uma menina e seu porquinho de estimação. As exibições com legendas especiais para americanos será na rede AMC nos dias 11 e 12 de abril.
A criação é de Alexis Budejen, Ricardo Vallejo e Roberto Luque, com direção de criação dos brasileiros Fabio Seidl (VP) e Laurence Klinger (CCO).
Ficha Técnica
Título: Bacon Subtitles
Agência: Lapiz/ Leo Burnett USA
Cliente: Chicago Latino Film Festival
CCO: Laurence Klinger
VP e Diretor de Criação Executivo: Fabio Seidl
Redator: Roberto Luque
Diretores de Arte: Alexis Budejen, Ricardo Vallejo
Produtor Executivo (agência): Aldo Gagliardi
Produtor (agência): Bobby Gruenberg
Produtora: Deboka Films
Diretor de cena: Eduardo Cintron
Editores: Niko Films Uruguay, Jonny Arcila
Música: Earhole
Finish House: Filmworkers