Após 21 anos de atuação, a Filmplanet reestruturou sua operação, alterou seu posicionamento e mudou de nome: a produtora agora é Planet – The Production Company, e irá se concentrar na comercialização de sua experiência em produção e não mais em ser uma companhia apenas focada em serviços para publicidade. “Somos uma empresa que produz. Não estamos preocupados com rótulos”, afirmou Flavia Moraes, sócia da Planet, durante anúncio do novo modelo nesta segunda-feira (9), em evento para convidados na capital paulista. “Nosso negócio é vender produção, precisamos aceitar isso”, disse.

A nova empresa irá produzir para outras produtoras, anunciantes, agências, canais de TV e, principalmente, para o setor de audiovisual. No ano passado, ela já desenvolveu, em conjunto com a Sony Music, videoclipes internacionais para Cláudia Leitte, que lançou duetos com Sergio Mendes e Ricky Martin. “Não estamos rompendo com a publicidade. Nosso modelo é aberto. A ideia é abrigar diversos setores e posicionar-se como um facilitador em produção”, complementou.

O novo modelo significou enxugamento: a nova empresa não tem mais equipe fixa, os profissionais serão contratados sob demanda e os equipamentos foram doados. “Precisávamos ser competitivos. Não faz sentido hoje eu ter uma megaestrutura porque vou repassar isso no custo final. Tudo o que pode ser alugado, iremos alugar”. A reengenharia não afetou os escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Las Vegas, que estão mantidos, assim como as equipes e os sócios locais – a produtora executiva Robyn Bensinger, nos Estados Unidos, e Marilu Freire, responsável pela operação na Argentina. No Brasil, também nada foi alterado na composição societária: Karin Stuckenschimidt, produtora executiva, e Carlos Grubber, diretor de produção, seguem como sócios.

A reestruturação acontece um ano após o fim da parceria de 10 anos com a Nestlé, em março do ano passado. Com o término, a produtora, com mais de 3.500 comerciais nacionais e internacionais no currículo, partiu em busca de um novo modelo de negócio. “Nos últimos anos, ficamos muito voltados para nós mesmos. Quando retornamos para o mercado, percebemos que tínhamos um modelo de 20 anos atrás”, analisou Flávia.

Segundo ela, 2011 foi um período de reflexão para identificar oportunidades. A chegada de Paulo Henrique Miranda, o PH, em outubro do ano passado como diretor de novos negócios, foi estratégica para o redesenho da unidade. Também é ele o idealizador da identidade visual da Planet, que traz um círculo vazado em fundo cor de anil como símbolo da nova produtora. “Queríamos mostrar que o céu dentro da Planet é sempre azul”, disse ele.

Inauguram a nova produtora filmes produzidos para as marcas DOW (MJZ/Los Angeles), Dupont (Prologue/Los Angeles) e Coca-Cola (HSI/Los Angeles).