Reprodução/Band

A final da segunda temporada do “MasterChef Brasil”, transmitida pela Band na noite desta terça-feira (16), bateu mais um recorde: atingiu mais de 1,8 milhão de Tweets, que geraram 81,7 milhões de impressões (quantidade de vezes em que os Tweets relacionados ao programa foram visualizados na plataforma). O programa também marcou  10 pontos de audiência, ficando 25 minutos em primeiro lugar na prévia do Ibope, segundo a Band. Outra surpresa foi o anúncio sobre o vencedor feito primeiro no Twitter, com ação de marketing da TIM,  que primeiro tuitou a foto da vencedora e só depois a apresentadora Ana Paula Padrão falou ao vivo pela TV. Utilizando a hashtag #MasterChefBR, o público de casa pôde participar do último episódio. 

A ganhadora, a produtora de eventos carioca Izabel Alvares, desbancou o paulista Raul Lemos. Ela levou para casa o prêmio de R$ 150 mil, um automóvel, uma cozinha equipada e um curso no Le Cordon Bleu, em Paris, além do troféu de “MasterChef”.

Com recordes de audiência durante toda a temporada, o “MasterChef” na Band é considerado um fenômeno de mídia. Indicadores de mercado apontam que a audiência do Masterchef cresceu 50% da primeira para a segunda edição na TV. E nas redes sociais o barulho é grande. No total, a temporada gerou quase 340 milhões de impressões durante as exibições do programa.

O reality ficou em primeiro lugar no levantamento que mensura a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital. De acordo com o ITTR (Ibope Twitter TV Ratings), o programa permanece na liderança. E as marcas patrocinadoras, como Carrefour, Fiat e Cif, obviamente, surfaram na onda, também com tuítes personalizados.

O ‘MasterChef’ também é o programa da TV brasileira que mais extrai valor do Twitter. “O programa, que possui competição e suspense gastronômico, fomenta a viralização com ações e mecânicas muito engajadoras e interativas do início ao fim, dando à audiência a oportunidade de participar e de ter sua voz repercutida na TV em tempo real”, disse Carlos Moreira Jr., diretor-executivo de mídia do Twitter na América Latina.

A final realizada nos estúdios da Band, em São Paulo, teve direito a tapete vermelho, uma arquibancada com 300 pessoas e, no estúdio, uma plateia para cerca de 180 pessoas. Tuiteiros também marcaram presença interagindo com fãs sob o comando de Preta Gil, na sala TIM, também patrocinada pela operadora.

*Atualização às 17h50