O tradicional jornal britânico Financial Times foi vendido para o grupo de mídia japonês Nikkei Inc. O Pearson, proprietário do FT, fez o anúncio nesta quinta-feira (23). O valor divulgado foi de £ 844 milhões (R$ 4,32 bilhões).  A negociação não inclui a participação de 50% da companhia no Economist Group, que edita a revista The Economist.

Em comunicado, o CEO da Pearson, John Fallon, disse que o grupo editou o FT por aproximadamente 60 anos, mas que agora era preciso que ele fizesse parte de um grupo global. “Nós alcançamos um ponto de inflexão na mídia, impulsionada pelo crescimento explosivo da telefonia móvel e social. Neste novo ambiente, a melhor maneira de garantir que o sucesso jornalístico e comercial do FT é que ele seja parte de uma empresa global de notícias digital”. O Nikkei é o maior grupo de mídia independente da Ásia.

A transação ainda deve passar por uma série de aprovações regulatórias, e deve ser fechada no quarto quadrimestre de 2015. Em editorial publicado na quarta-feira (22), o Financial Times fez duras críticas à economia brasileira: “O Brasil hoje tem sido comparado a um filme de terror sem fim”, afirmou um trecho do texto.