O pioneirismo de Eduardo Fischer no mercado oferece à publicidade a oportunidade de acompanhar a trajetória de um profissional que está, há quase 40 anos, comandando o grupo que leva seu sobrenome. Entre tantas homenagens e prêmios recebidos durante sua carreira, 2017 ficará marcado pelo reconhecimento como Ícone da Propaganda, durante o 8º Fórum de Marketing Empresarial.
Entre os cases do portfólio pessoal de Fischer está também uma parte da história da propaganda nacional das últimas décadas, como: Baby Telesp Celular, com a instalação da primeira telefonia celular no país; Brahma número 1, criada para a Copa de 1994; Experimenta Nova Schin; e A volta do Baixinho da Kaiser. Tamanha responsabilidade resultou na construção da primeira multinacional de capital brasileiro no setor de comunicação publicitária. O Grupo Fischer esteve presente em três continentes, com operações próprias no Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia, México, Portugal e Angola. O publicitário já foi eleito cinco vezes Publicitário do Ano no Brasil, Empresário do Ano e Profissional Dirigente de Agência pelas principais entidades representativas da indústria da comunicação no país.
“É sempre bom ser lembrado”, diz Fischer. “A gente consegue ver que está fazendo coisas novas e relevantes mesmo com 39 anos de história. Não é algo do momento, é o reconhecimento de quatro décadas de trabalho”. Sobre receber o reconhecimento do Fórum, organizado pela Editora Referência (que edita o PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing), ele afirma significar uma nova missão. “Precisamos nos renovar durante todo o tempo e, quando você consegue estar à frente disso no Brasil, é realmente uma coisa que nos dá orgulho e a certeza de um caminho certo”, afirma.
No atual portfólio de Fischer encontram-se marcas como Banco Original, que foi lançado há pouco tempo e ganhou campanha com Usain Bolt; a recém-conquista da conta de Banco do Brasil Seguros; e ainda Iogurte Vigor Grego, que tem feito sucesso entre o público brasileiro e ajudado a consolidar a categoria no país.
“Temos inovado tomando como base o sentimento de mudança de processos. Quando você integra on e offline, todos trabalham juntos. Eu gosto de atrair pessoas que sejam jovens e ‘ninjas’ no que fazem, que estão sempre à frente do seu tempo”, comenta Fischer, acrescentando: “Participar de um evento como esse é refletir sobre um mercado mais unido e moderno. Num momento em que o país passa por uma crise de credibilidade, acho fundamental ser reconhecido pelo mercado”. Ao lado de Fischer, Hugo Rodrigues, Dalton Pastore e Walter Longo também serão homenageados. O Fórum será realizado entre os próximos dias 18 e 20, no Guarujá.