A Fischer anunciou a reestruturação de sua área de mídia, com destaque para a criação de um núcleo de operações e compras de mídia – que atuará exclusivamente na gestão e efetivação das operações de compra, visando garantir a rentabilidade estratégica desde o início do planejamento da campanha até o pós-venda. “Com isso, queremos estar muito mais envolvidos no negócio do cliente, recomendando soluções de comunicação, e não só de mídia”, afirma Vicente Varela, diretor-geral de mídia da agência. “Até porque, não é de hoje que nós participamos do processo de criação de uma campanha desde o planejamento estratégico, tentando rentabilizar ao máximo os investimentos dos clientes, que estão cada vez mais escassos e objetivos”, completa.
O executivo cita como exemplo o lançamento da linha infantil de produtos lácteos da Vigor, que em julho passado ganhou em suas embalagens a companhia dos personagens do filme “Meu malvado favorito 2”, o grande sucesso infantil do cinema das férias passadas. “Foi a solução que criamos para revitalizar esta linha da Vigor. Criamos não apenas uma campanha, mas uma franquia – que depois, sim, teve mídia e ativações”, diz.
Para Varela, o pós-venda é um dos grandes diferenciais desta nova fase da mídia da Fischer. “Temos um time dedicado de compras efetivas e pós-venda, para ter um controle integral do processo do cliente. A ideia é que este pós-venda mostre, já em uma primeira fase de um trabalho, se o cliente está atingindo a rentabilidade prevista. Se não estiver, também temos mais tempo de corrigir a rota e mudar os rumos da campanha”, explica.
Contratações
Para garantir a eficiência do modelo, a Fischer buscou profissionais de compras das áreas de business intelligence e também profissionais de veículos e agências que já administraram grandes campanhas. “E adaptamos as expertises das pessoas para a ‘atual pegada’ da Fischer”, ressalta Varela. Nesse processo de reorganização, foram contratados quatro novos diretores e gerentes.
Para gerenciar a área de operações e compras, a Fischer trouxe de volta a gerente Vera Bonfim, ex-We e que trabalhou na agência por dois períodos nos últimos anos. Já no núcleo de planejamento e estratégia de mídia foram contratados os diretores Andréa Weiss e Fábio Moraes, e a gerente Rafaela Mendes. Andréa vem da Santa Clara, e também já atuou na Fischer; Moraes estava na Y&R, atendendo a clientes como Vivo e LG; e Rafaela vem da Borghi/Lowe, onde atendia Unilever.
Essas mudanças, segundo Varela, fazem parte de um grande planejamento de negócios da agência, que se iniciou quando Eduardo Fischer, seu fundador, reassumiu o comando da operação e passou a liderar a criação. “Em um primeiro momento o Fischer reestruturou a criação. Agora vem a mídia, dentro de um mesmo pensamento – uma diretoria mais enxuta e compromissada não só com o novo momento da agência, mas com o novo cenário da comunicação, onde WhatsApp é mídia, link patrocinado do Google é mídia, Facebook é mídia”, diz.
Criação
Além da mídia, a Fischer teve alterações recentes na área de criação. Na semana passada, Rodrigo Almeida, contratado em junho como vice-presidente da área, deixou a agência e assumiu o mesmo cargo na Z+. Antes disso, a Fischer havia perdido o redator sênior Rondon Fernandes, que foi para a Leo Burnett Dubai. Quem comanda a área hoje é o vice-presidente Toninho Neto, que retornou ao país em agosto após atuar durante 15 anos nos Estados Unidos – inclusive na antiga Fischer Miami.