O que seria dos grandes clássicos do cinema se eles tivessem que seguir os 10 mandamentos? Seria possível fazer um filme que não abordasse os temais capitais – honrar pai e mãe, não matar, roubar, trair ou mentir?
A partir desta ideia a Fischer+Fala! desenvolveu a nova campanha para o Festival de Cinema Judaico de São Paulo. São 10 anúncios, um para cada mandamento, que serão veiculados em jornais e revistas. Todos abordam clássicos do cinema nacional e internacional, como Dona Flor e seus Dois Maridos, Star Wars, O Senhor dos Anéis e a 1ª Noite de um Homem, entre outros.
Nos anúncios, ilustrações que remetem aos cartazes originais dos filmes recebem um carimbo de rejeitado por descumprir algum dos 10 mandamentos (o número do mandamento é escrito à mão por cima do anúncio). Dona Flor e seus Dois Maridos, por exemplo, é recusado por desrespeitar o 7º mandamento (não cometerás adultério). Já a 1ª Noite de um Homem é reprovado porque fere o 10º mandamento (não cobiçarás a mulher do próximo). Todos os anúncios têm a assinatura: “Não é fácil fazer bons filmes judaicos. Venha ver quem conseguiu.”
A criação é de Rafael Merel e Marcelo Fedrizzi, que também assinam a direção criativa ao lado de Pedro Cappeletti. As ilustrações são de Sidnei Victor.