A Fischer&Friends dá mais um passo rumo à oferta de comunicação integrada, expressão defendida desde os primórdios por seu fundador, Eduardo Fischer. A agência está inaugurando uma nova área, voltada ao branding, que será comandada pela diretora Ana Maria de Figueiredo, mais conhecida como “Bru” – apelido que carrega desde a infância.

A executiva atuava como diretora de planejamento da Santa Clara, além de trazer em seu currículo passagens por Interbrand Consulting e Thymus Branding. Na nova função, ela atuará em grande sinergia com o planejamento, reportando-se ao vice-presidente da área, Murilo Lico, e procurando dar maior embasamento ao trabalho de outros departamentos da agência, como o de criação, assim como oferecendo soluções que vão além da comunicação publicitária.

“Vou me dedicar a projetos específicos de branding, sejam eles prévios ou totalmente independentes da comunicação. Passaremos a oferecer uma base que passa pela criação de um nome e identidade visual até a identidade verbal, embalagens ou reposicionamento de uma marca. Tudo é sinérgico, contando com a participação de profissionais do planejamento e da própria criação, tanto durante quanto depois do processo, de acordo com cada caso. Vamos aproveitar o que a Fischer já oferece, porém com um olhar mais especializado”, explicou Bru.

De acordo com a executiva, seu trabalho não ficará preso aos clientes atuais da agência, mas também aberto a novas oportunidades, sendo de marcas ou produtos em pleno nascimento. “Há marcas que não estão necessariamente num momento de ter uma agência de comunicação. Uma nova marca, por exemplo, pode precisar trabalhar, no início, independente da publicidade”, exemplificou. Bru acredita ainda que, nos casos voltados às contas já atendidas pela Fischer, seu trabalho acaba sendo um facilitador para o momento em que a comunicação na mídia se faça necessária. “Nesses casos, acabamos por fazer uma imersão profunda no cliente, definindo rumos e posicionamento. Isso é importante porque, quando o processo chega à criação, tudo está mais claro”, garantiu.

Inicialmente, apenas Bru integrará o departamento de branding. De acordo com cada caso, planners, designers e redatores da própria agência; ou mesmo profissionais de fora, especializados em determinadas funções, podem contribuir com o trabalho final. “Tudo está em processo inicial. O primeiro passo é entender as metodologias que a Fischer já tem e criar uma sinergia com as novas ferramentas que vamos implementar”, ressaltou a nova diretora.

por Karan Novas