A Fisk, uma das maiores redes de idiomas do país; e a PBF, também rede de ensino de idiomas, dedicada ao inglês e ao espanhol e que faz parte da Fundação Fisk, lançaram, em estratégias semelhantes, campanhas publicitárias contendo peças destinadas aos públicos adulto e infantil.

O trabalho para a Fisk, assinado pela Agnelo Comunicação, traz questionamentos como “Arrumar um ‘namorado mala’ ou arrumar a mala para viajar?”, “Tirar uma selfie no quarto ou em Barcelona?”. Com investimentos de R$ 20 milhões, traz peças publicitárias para os cursos de inglês – carro-chefe da instituição –, espanhol, informática e português para brasileiros, distribuídas em comerciais para TV, spots para rádio e anúncios impressos, sempre enfatizando o posicionamento da marca e a busca pela excelência em sua mais de mil escolas espalhadas pelo país. “Just the Best” é a assinatura, tanto para a campanha adulta quanto para a infantil, que traz de forma lúdica, em animação, a vantagem da descoberta de um novo idioma.

A criação é de Amilton Gris, Alex Gris, Leonardo Bacellar e Agnelo Pacheco, que também assina a direção de criação. Produção da RTV e da Dr. Smith, e trilha da Loud.

A campanha faz parte da estratégia da Fisk de crescimento de 10% para 2015. Hoje, são cerca de 500 mil alunos matriculados em seus cursos. A assinatura “Falou Fisk, Falou Tudo”, lançada na campanha de 2014, também continuará presente na comunicação da instituição.

CACHORROS


Já a PBF, traz em sua comunicação para 2015 o conceito: “Inglês e Espanhol na PBF, seus melhores amigos”. Para ilustrar, tanto nas campanhas para o público jovem e adulto quanto para o infantil (também em animação), são utilizados dois cachorros – o Jack Russell Terrier Spike e o pug Canela. Eles representam, cada um, as duas línguas oferecidas pela escola, com o objetivo de passar que, assim como os melhores amigos do homem, um novo idioma pode ser um aliado para a vida inteira.

Composta por filmes para TV, spots e anúncios de mídia impressa, tem criação assinada por Maria Luiza de Oliveira, Ricardo Augusto Rodrigues de Oliveira e Stephanie Morato. Produção da Movietrack (filme institucional) e do Estúdio Ridaut (infantil), com direções de cena de Adelson Munhoz e Ridaut Dias Jr., respectivamente.

Ao longo do próximo ano, a PBF, fundada em 1965 como Pink and Blue, também irá utilizar, em toda a sua comunicação, o selo comemorativo “PBF 50 anos”. A escola foi uma das pioneiras no país a implantar o ensino de inglês para crianças a partir de cinco anos de idade.