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O Grupo RBS entra em novo momento no projeto de inovação. O período de incubação do pluricanal Octo dá lugar a um ciclo de integração  com as outras fontes de produção de conteúdo da RBS. A partir de agora, Octo passa a dialogar mais intensivamente com os veículos do Grupo, com o objetivo de expandir conceitos e compartilhar conhecimento.

Para a nova fase do projeto de inovação da RBS, Flavia Moraes montará sua base em Los Angeles, nos Estados Unidos, de onde continuará pesquisando novas tendências e trabalhando em projetos especiais.

“Estamos encerrando um ciclo rico tanto em aprendizado quanto em resultados concretos e iniciando outro igualmente empolgante e desafiador. É provável, porém, que impactos importantes do trabalho só sejam identificados com o tempo, o que comprova a crença da RBS no futuro e sua coragem em assumir riscos inevitáveis do processo de inovação. Estar em Los Angeles no nosso próximo ciclo fará toda diferença. A Califórnia é cada vez mais o epicentro do entretenimento e da inovação. Vamos estar no olho do furacão”, diz Flavia Moraes.

A partir dessa estratégia de integração, Marcelo Leite, diretor de Marketing e Produto dos Jornais, passa a liderar também o projeto Octo, atuando em conjunto e reforçando as demais frentes de branded content da RBS. O Octo será cada vez mais um portal de distribuição do jornalismo e do entretenimento produzidos na RBS e de conteúdo.

O projeto começou em 2013 quando a RBS  encomendou à cineasta Flavia Moraes um estudo sobre o futuro da comunicação. Desse trabalho surgiu a plataforma The Communication (R)evolution (TCR), lançada em 2014. Os aprendizados do estudo inspiraram iniciativas na empresa. A criação do pluricanal Octo é um exemplo de aplicação das 11 premissas do estudo. O canal  está no ar desde o ano passado no 36 da NET/UHF e com streaming em plataforma própria na internet.

Num processo semelhante às empresas de tecnologia, parte da missão de Flavia com esse projeto foi testar tendências, linguagens e novos formatos de produção e distribuição de conteúdo. Uma das principais apostas da diretora é o desenvolvimento de branded content, que propõe uma nova forma de contato entre marcas e seus públicos a partir de conteúdos de relevância e interesse comum.

“O futuro do jornalismo e do entretenimento é cada vez mais multiplataforma e integrado, com conteúdo produzido a partir do desejo dos usuários e dos anunciantes. Pensar esse processo a partir de uma plataforma de produção de vídeo, que se alimente do que de melhor as marcas da RBS produzem, é uma oportunidade extraordinária. E esse é o caminho de evolução de Octo que vamos perseguir”, diz Leite.