As ruas de Florianópolis (SC) estão sendo tomadas por simpáticos elefantes coloridos. As esculturas estão mudando a paisagem urbana e impactando diretamente quase 2 milhões de pessoas que passam pela cidade nesta época do ano. É a Elephant Parade Floripa, considerada uma das maiores exposições a céu aberto, que está sendo realizada pela primeira vez na América Latina.
Criadas por artistas locais e internacionais, as esculturas ficarão expostas até abril e, ao final da ação, vão ser colocadas à venda em um leilão beneficente. Parte do valor arrecadado será dividido entre projetos de preservação de elefantes, ONGs envolvidas com a causa e os artistas que assinam as obras.
A marca de licor Amarula, que traz um elefante no rótulo, é a patrocinadora master da mostra e escolheu artistas para assinar nove elefantes. “O tema elefante tem uma relação muito próxima com o DNA de nossa marca”, conta Livia Fantini, gerente da Amarula no Brasil. “Por meio da Elephant Parade, podemos trabalhar este símbolo de forma artística e contemporânea, mostrando para as pessoas um olhar mais descontraído sobre um tema importante, como a preservação das espécies e do meio ambiente”, acrescenta. A marca vai patrocinar nove dos 80 elefantes espalhados pela capital catarinense.
É a primeira vez que a marca faz parceria com a exposição. “Tem grande potencial para ser uma parceria de sucesso. Hoje estamos trabalhando com foco total na edição de Florianópolis. Depois nós poderemos estender para outras cidades”, adianta Livia.
Os elefantes dos artistas selecionados pela Amarula compõem a segunda fase da mostra, que vai para as ruas em fevereiro. Assinam as peças Paulo Govêa, Rodrigo Rizo, Pedro Driin, Bruno Alvares, Albertina Prates, Luciano Martins, Lucas Milk, Maramgoní e a dupla Isabela Teixeira e Bruno Barbi. Com criação livre, os artistas convidados vão interpretar as fascinantes lendas que envolvem a árvore marula, também conhecida como a árvore dos elefantes.
Segundo Giovane Pasa, diretor da Labbo e da Pasa Eventos, agência responsável pela mostra no Brasil, a exposição contará com mais de 80 esculturas de elefantes customizadas por diversos artistas. “Começamos com a projeção para 35 elefantes e já conseguimos patrocínio para mais de 80. O patrocinador pode escolher projetos vinculados à marca e cada artista desenvolve o seu estilo e faz a sua interpretação do briefing”, conta.
A Elephant Parade já passou por 15 localidades, entre elas Holanda, Bélgica, Alemanha, Londres, Estados Unidos, Hong Kong e Singapura. Já foram customizadas 1.250 esculturas para as exposições.
“Como é uma exposição em espaço aberto, muda a paisagem urbana. Para o patrocinador, é legal porque tem uma exposição longa de três meses de marketing direto. Também tem o ganho institucional porque está fomentando cultura e gerando recursos para filantropia, para causas ambientais. Por isso tudo, estes eventos dão tão certo”, opina Pasa.