Em cartaz até o dia 28 de outubro na Pinacoteca de São Paulo, a mostra Somos muit+s: experimentos sobre coletividade é composta por experiências artísticas que dialogam com a produção do alemão Joseph Beuys, um dos artistas mais proeminentes da segunda metade do século 20. Foi ele quem cunhou o conceito de escultura social por meio do qual entendia a arte como forma de transformar a sociedade.
Por isso, a identidade visual que divulga a exposição carrega a cruz, associada à espiritualidade, que aparece em muitas obras de Beuys, representando a cura. Mas aqui, além da conotação óbvia com o artista, a cruz leva consigo também a simbologia da soma, da coletividade.
O círculo, elemento geométrico que remete à união, também aparece no projeto visual criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, e conecta Beuys com os demais artistas da exposição: Hélio Oiticica, Maurício Ianês, Mônica Nador e Jamac, Rirkrit Tiravanija, Tania Bruguera, Vivian Caccuri e o Coletivo Legítima Defesa.
O projeto visual guia o material produzido com exclusividade para a mídia impressa e digital que divulgam a mostra.
AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: Pinacoteca de São Paulo
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Marcelo Ribeiro
CRIAÇÃO: Luiz Brodo | Will Cega
3D: Mauro Olivas
ATENDIMENTO: Ricardo Forli | Gabriela Marques | Julia Marquezi
MÍDIA: Adriana Roza | Marcela Celestrino | Carlos Gomes
PLANEJAMENTO: Ligia Paes Barros | Tatiana Weiss | Julia Pires
PRODUÇÃO GRAFICA: Jomar Farias | Guilherme Gaggl
ART BUYER: Juliana Gardim | Kamila Bertolino
APROVAÇÃO CLIENTE: Paulo Vicelli | Jochen Volz | Adriana Krohling Kunsch | Caio Raposo | Fernanda Pitta | Amanda Arantes