A nova campanha do Corinthians, criada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, apresenta o filme “Corinthianismo – Fiel até o fim”, que pretende mostrar as características quase religiosas que envolvem o torcedor corintiano.
A obra traz uma série de imagens místicas que envolvem o que é ser corintiano. Dr. Sócrates, por exemplo, se transforma numa espécie de Santo – com direito a estátua e tudo – e é o principal narrador da campanha.
Aliás, o vídeo produzido pela Stink Films – feito todo em preto e branco por motivos óbvios – traz diversas referências religiosas ligadas ao cristianismo. Há, por exemplo, uma espécie de São Sebastião marcado pelas derrotas sofridas pelo clube.
Há também um torcedor que carrega sua própria cruz: a bandeira do time de Itaquera.
Pietà, de Michelangelo, ganhou sua própria versão: no lugar de Jesus Cristo, um corintiano sofredor.
Até mesmo as chagas de Cristo ganham uma releitura e marcam o jejum de títulos do Corinthians:
Sem falar, é claro, na cena do batismo. No filme, ela representa claramente o renascimento do clube.
Na descrição do vídeo, há também uma clara referência ao livro de Gênesis:
No início não havia vida, não havia nada.
Era tudo escuro, era tudo preto.
Até que pelas mãos de cinco imigrantes, em volta de um lampião no Bom Retiro, fez-se luz.
Lentamente, o clarão inundou o breu, o branco se misturou ao preto e tudo ficou alvinegro.
Nascia o Sport Club Corinthians Paulista.
Mais que um clube, o Todo Poderoso.
Além do filme, completam a campanha um site mobile com uma vela que o torcedor pode acender para mandar sua energia positiva, um confessionário digital, no qual o Fiel pode revelar o que já fez pelo Timão em, texto, áudio ou vídeo, um livro com a doutrina e história do corinthianismo (milagres, peregrinações e até cânticos).
“Eu poderia falar como publicitário, mas prefiro falar como torcedor: Corinthians é muito mais do que um simples time de futebol. Corinthians é a vida de milhões de pessoas”, explica Toni Fernandes, diretor de criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi.
Segundo Caio Campos, superintendente de marketing do time, o objetivo é que o torcedor nunca perca sua essência. “Lembrar que o clube ficou 23 anos na fila e que com muito sacrifício e fé passou a conquistar títulos todo ano. Libertadores, Mundial, Ronaldo, melhor arena da América Latina, é claro que a gente quer ter tudo isso e muito mais. Mas, principalmente, queremos tudo isso com aquela torcida, aquele sentimento do começo da nossa história. O que nos une é o sofrimento na vitória ou na derrota”, explica.
“Nosso desafio era fazer um filme do tamanho do time e nosso termômetro para a aceitação é o torcedor. Afinal, esse filme foi feito para ele”, explica Squarehead, diretor de cena da Stink Films.
Para Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do time alvinegro, o desafio proposto pelo clube foi “magistralmente” enfrentado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi. “A forma encontrada por eles para provocar a nossa torcida acerca do significado de ser corinthiano em 2019, depois de tantas conquistas, é poética. Todo corinthiano vai deixar escapar uma lágrima diante do retrato de dor e glória, branco e preto, e essa dicotomia permanente que é a essência da experiência da Fiel e está muito presente em toda campanha”.
FICHA TÉCNICA
AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: Sport Club Corinthians Paulista
PRODUTO: Corinthians
TÍTULO: “Corinthianismo”
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Toni Fernandes | Leonardo Claret
CRIAÇÃO: Charles Faria | Andre Fukumoto | Cacá Barabás
ILUSTRAÇÃO: Fabio Vido | Andre Fukumoto
ATENDIMENTO: Saulo Sanchez | Anelene Putini | Bruna Rocha
MÍDIA: Maurício Almeida | Fernando Nogueira
PLANEJAMENTO: Rita Almeida | Danilo Lima
RTV: Elucieli Nascimento | Fernanda Sousa | Guiliano Springhetti | Henrique Tupã | Rafael Paes | Rosana Sallum | Victor Alloza
PRODUTORA DO FILME: Stink Films
DIREÇÃO DE CENA: Squarehead
DIREÇÃO DE ARTE CENA: Ale Maestro
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Mauricio Padilha
DIRETORA EXECUTIVA: Ingrid Raszl
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Guilherme Passos | Carol Junqueira | Camila Martinez
COORDENADOR DE PRODUÇÃO: Paula Macedo | Rogerio Maestro
MONTAGEM: Danilo Abraham
PRODUÇÃO: Rafael Pinto
PÓS PRODUÇÃO/FINALIZAÇÃO: Warriors VFX
PRODUTORA DE SOM: Satélite Áudio
PRODUÇÃO: Equipe Satélite
MAESTRO: Kito Siqueira | Roberto Coelho
APROVAÇÃO CLIENTE: Andrés Sanchez | Luis Paulo Rosenberg | Alex Watanabe| Tiago Oliveira | Caio Campos
PRODUÇÃO GRÁFICA: Jomar Farias | Guilherme Gaggl
PRODUÇÃO IMAGEM: Imagefy Studio
FOTOGRAFIA: Juliana Souza | Raissa Gerbasi |André Batistela
ART BUYER: Juliana Gardim | Kamila Bertolino
TECNOLOGIA: Ricardo Fabretti | Hugo Miura | Pedro Varandas | Daniel Pissaia
SOCIAL MEDIA: André Stepan (Corinthians) | Melina Saes (Social QI)
DOCUMENTÁRIO
PRODUÇÃO/CAPTAÇÃO/EDIÇÃO/MONTAGEM: Henrique Tupã
FINALIZAÇÃO: Rosana Sallum
PRODUTORA DE SOM: Satélite Áudio