Adquirido pela Whirlpool em 2017, Yummly chega ao país com o objetivo de aproximar a marca dos consumidores de forma personalizada

A Whirlpool anunciou o lançamento do aplicativo de receitas Yummly, marcando a entrada da empresa no oferecimento de serviços aos consumidores.

Lançado durante um evento em um restaurante da Zona Oeste da cidade de São Paulo, o aplicativo chega ao país oferecendo um serviço personalizado aos usuários com base nos seus gostos pessoais e "focado em quem cozinha e não na receita", de acordo com a Patrícia Pessoa, diretora de marketing e inovação da Whirlpool.

"Junto a outras iniciativas, Yummly faz parte de um pilar de redefinição do que é produto e como podemos explorar novas frentes proporcionadas pelo mundo digital. É parte da nossa busca enquanto Companhia explorar todo ecossistema da casa, e melhorar a vida dos nossos clientes em cada uma das etapas”, afirmou a executiva.

Patrícia Pessoa, diretora de marketing e inovação da Whirlpool (Divulgação)

Uma das adaptações que o aplicativo precisou passar para atuar no Brasil foram as das receitas. Como o serviço é de origem estadunidense, a Whirlpool contou com uma curadoria para entender quais eram as receitas que fariam sentido ou não no país.

Para a divulgação, a marca vai usar o "Yumm" do início do nome, terá como assinatura a frase A sua identidade na cozinha e será focada, prioritariamente, no digital com vídeo, perfis nas redes sociais e influenciadores.

Neste início, o aplicativo não vai fazer nenhuma referência aos produtos das marcas da Whirlpool, como Brastemp e Consul. Segundo Patrícia, a empresa vai trabalhar a marca com o objetivo de se aproximar das pessoas com o uso da tecnologia e colocar o consumidor no centro das discussões.

"A princípio, Yummly nasce sozinho e vamos trabalhar a marca com o objetivo muito claro de estar perto das pessoas através da tecnologia. Nossa pretensão é estar perto da audiência, do consumidor e, se daqui algum tempo, fizer sentido conectar o aplicativo com as outras marcas, vamos fazer, mas de um jeito que converse com o consumidor. Estamos muito centrados e esse é um novo olhar da Whirlpool, de colocar o consumidor no centro", completou a diretora de inovação da Whirlpool.

Adquirido pela Whirlpool em 2017, o serviço precisou de dois anos de adaptação da plataforma para que ela pudesse ser implementada no Brasil. De acordo com Patrícia Pessoa, diretora de inovação da Whirlpool, durante um ano, a empresa focou em trabalhar na localização do código, que foi feito inicialmente no Vale do Silício.

"O aplicativo era de uma startup, que foi comprada por nós, então tínhamos de fazer uma adaptação tecnológica nele. Hoje, o Yummly está pronto para ser lançado em qualquer lugar do mundo, é só traduzir, mas, para o Brasil, precisou passar por uma adaptação muito grande porque, quando ele foi lançado lá atrás, ele foi pensado para o público estadunidense", explicou a executiva.