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A Folha da Manhã, empresa que edita a Folha de S.Paulo, criou um novo núcleo de negócios, batizado de Estúdio Folha, para atender à demanda de anunciantes e do mercado publicitário por conteúdo patrocinado.  Independente da Redação da Folha e seguindo os princípios de qualidade editorial do jornal, o Estúdio vai criar conteúdo patrocinado feito sob medida para marcas, em diferentes plataformas e formatos.

“Há demanda muito forte por uma comunicação que vá além da publicidade normal e que também difira do antigo informe publicitário. É uma tentativa de conversar com o seu cliente, com seu público, oferecendo um conteúdo que seja relevante”, disse o diretor-superintendente do Grupo Folha, Antonio Manuel Teixeira Mendes. “Estamos colocando nossa capacidade de produzir conteúdo, com o rigor e a qualidade da marca da Folha da Manhã, a serviço dessa demanda”, completou o executivo.

A empresa informa que o Estúdio Folha será comandado pela jornalista Cleusa Turra, que está na empresa desde 1988 e dirigia o Núcleo de Revistas desde 2004. Haverá uma equipe de jornalistas e designers gráficos que ficará responsável por desenvolver os conteúdos em diferentes formatos, como reportagem impressa, digital, vídeo, livro, revistas ou guias.

A diretora do Estúdio Folha lembra que a demanda por conteúdo patrocinado, conhecido também como branded content ou publicidade nativa, aumentou na era digital. Assim como a Folha, empresas de mídia no Brasil e no exterior estão investindo em núcleos de conteúdo para marcas. No “The New York Times”, por exemplo, a publicidade nativa é umas das áreas comerciais crescentes e já representa quase 10% da receita com publicidade digital, que totalizou US$ 182 milhões no ano passado.

A Folha diz que todo conteúdo produzido pelo novo departamento publicado no jornal será identificado com a assinatura Estúdio Folha e o nome do patrocinador. O objetivo é deixar claro que se trata de material patrocinado.