Garcia, Kachani e Lara, durante gravação na sede da ESPM, em São Paulo

 

A Folha de S.Paulo e a ESPM realizaram na noite desta terça-feira (18) a Arena de Marketing, ponto inicial do relançamento do projeto Folha Arena, que levava personalidades e autoridades para discutir um tema e as tendências do mercado. Com Luiz Lara, sócio e chairman da Lew’LaraTBWA, como convidado principal, o evento foi realizado no novo estúdio de rádio da ESPM São Paulo, com transmissão ao vivo via web para as filiais do Rio de Porto Alegre.

A mesa foi comandada por Morris Kachani, repórter especial da Folha, e teve também como convidado Luiz Fernando Garcia, diretor-geral da graduação da ESPM São Paulo. Lara, Kachani e Garcia fizeram um diagnóstico do mercado publicitário brasileiro frente às novas tecnologias e o momento econômico, debatendo sobre as tendências que podem surgir. “Propaganda é uma intromissão na vida da pessoa, por isso temos que ser storytellers. O consumidor não acorda de manhã para ver comerciais, então precisamos ser relevantes na vida dele. Propaganda criativa, pertinente e adequada é um instrumento legítimo para conectar marcas e pessoas, em uma conexão emocional”, afirmou Luiz Lara.

“A publicidade é a ponta da economia criativa, somos a indústria das ideias. Hoje a criatividade é trabalhada com um mergulho na vida da organização e do consumidor, uma percepção e a partir dali você desenvolve uma marca relevante que traz valor. No Brasil a criação não começa só no criativo, mas é uma simbiose onde não se sabe onde a ideia nasce e é trabalhada para que se torne brilhante”, complementou o sócio da Lew’Lara.

Outros temas, como o próprio papel da propaganda para informar a entreter o consumidor, os hábitos de consumo e a educação do novo profissional de comunicação também foram abordados. “Hoje o nosso universo exige uma multidisciplinaridade muito mais forte. O mercado está trabalhando disciplinas diferentes, existem ferramentas que cresceram muito, bem como o conceito de integrado, a tecnologia e a condição de outras vozes no mercado. A partir do momento em que temos múltiplas especializações que se unem e se atropelam, você tem que aprender a aprender. A nossa indústria tem que se reinventar sem perder a essência”, disse Luiz Fernando Garcia.

Além dos alunos e docentes que assistiam ao programa via web, também estavam presentes no estúdio outras personalidades da publicidade e do marketing, que participaram por meio de perguntas enviadas por escrito.