O próximo comercial da Folha de S.Paulo, elaborado pela Africa, lembra um dos principais filmes já veiculados pelo jornal: “Hitler”, criado pela W/Brasil e lançado em 1987, o qual mostrava alguns pontos pretos e brancos e descrevia uma pessoa repleta de qualidades, mostrando ao final o rosto do ditador alemão e destacando o mote “É possível dizer um monte de mentiras só falando a verdade”.
Desta vez, porém, o conceito é explorado praticamente de forma inversa, mas procura chamar a atenção do espectador novamente ao destacar como as aparências ou conceitos superficiais podem enganar. Também não se trata de uma campanha institucional, como no caso anterior, mas sim da divulgação da Coleção Folha Charles Chaplin, formada por livros-DVD que traçam o perfil completo do artista e sua obra, além de trazer curiosidades e informações técnicas de seus filmes.
O comercial mostra uma foto repleta de pessoas, com Gandhi em destaque, ao centro. Em off, a locução ressalta feitos que supostamente são referentes a ele, como “pregou a paz acima de tudo”, “lutou por um mundo mais justo, com menos diferenças” e “ganhou o respeito de milhões de pessoas, em vários países”. Ao final, é destacado que “ele mudou completamente a história… do cinema”, enquanto a câmera, já quase fechada no rosto de Gandhi, vira-se para o senhor ao lado dele — na verdade Chaplin, sem a caracterização de seu eterno personagem. Assista aqui ao filme.
A nova campanha da Folha de S.Paulo também será reforçada com anúncios e spots. Na mídia impressa, uma das peças mostra uma imagem do filme “O grande ditador”, com o texto: “Calado, Charles Chaplin era um poeta. Falando, um idealista”. Já no rádio, os textos seguem a linha criativa do comercial. Vale lembrar que o redator de “Hitler” na W/Brasil foi Nizan Guanaes, hoje chairman do Grupo ABC e fundador da Africa.
Ficha técnica:
Redação: Pedro Lazera
Direção de arte: Ricardo Sarno
Direção de criação: Eugênio Mohallem e Sergio Gordilho
Produção (agência): Rodrigo Ferrari e Anderson Rocha
Atendimento: Celina Esteves, Cintia Hachiya e Marina Ramos Oliveira de Lima
Planejamento: Ana Paula Cortat e Daniel Rios
Midia: Luiz Fernando Vieira, Felipe de Campos Santos e Rodolpho Aguiar
Produtora do filme: Piloto
Produção do filme: Rafel Antonelli e Thiago Oliveira
Direção de cena: Rafael Antonelli
Produção executiva: Biba Werdesheim
Produtora de som: Lua Nova
Produção de som: Teco Fuchs
Locução: Ricardo Fleury
Aprovação pelo cliente: Murilo Bussab e Dirceu Ferreiro Vieira