Bob Bakish: “As pessoas não assistem tecnologia. Assistem conteúdo”Começou nesta manhã de quinta-feira (2) mais uma edição do Festival of Media LaTam, que reúne cerca de mil profissionais da mídia e da comunicação da região na cidade de Miami, Estados Unidos. Coube a Charlie Crowe, chairman & editor-in-chief da C Squared Networks (organizadora do evento), e Juan Señor, presidente do festival, a abertura oficial do evento.

“Acreditamos que a edição deste ano será mais poderosa para a mídia na América Latina, com um programa mais variado que nos anos anteriores”, disse Crowe. “Teremos um debate de alto padrão, realizado por pessoas que estão transformando a cmunicação mundial, provocando uma disrupção e uma reinvenção do setor”, acrescentou Señor.

Mas foi do venezuelano Jason Silva, futurista e apresentador de TV radicado nos Estados Unidos, a abertura da série de palestras do encontro, que irá reunir mais de 50 profissionais de diversas áreas durante dois dias. Seu tema foi “Back to the future”, e contou com diversos vídeos apresentados sobre assuntos como a evolução humana. “Uma pessoa com um celular em uma lugarejo da Africa tem uma comunicação e acesso às informações melhor do que o presidente dos Estados Unidos há 25 anos. A tecnologia estendeu nossos limites, e estamos vendo uma nova fase da revolução digital, com a biotecnologia”, afirmou.

TELEVISÃO

Antes do painel “Transforming the delivery of global entertainment and news in a digital world”, com participação de duas das figuras mais poderosas da televisão mundial – Gerhard Zeiler, presidente da Turner, e Bob Bakish, CEO e presidente da Viacom International Media Networks, Señor voltou ao palco para falar da integração das mídias. “Diziam que o aparecimento da TV iria acabar com o rádio e, mais recentemente, o surgimento da internet tiraria o poder da TV. E lógico que isto não ocorreu. As mídias se integram e a televisão vive hoje seu melhor momento”.

“Os consumidores estão vendo mais TV do que nunca. São mais de três horas por dia, em média. E as pessoas podem escolher uma grande variedade de canais, algo que nunca tiveram. Também vimos um aumento da qualidade do conteúdo”, afirmou Zeiler, com a autoridade de quem está à frente de marcas como CNN, Cartoon Network e TNT. “Há 10 anos nenhum grande ator ou diretor de Hollywood queria estar na TV. Hoje muitos produzem ou tem projetos específicos para o meio, casos de Steven Spielberg Guillermo Del Toro, Steven Soderbergh, David Fincher, Matthew Mcconaughey, entre outros”, exemplificou, destacando ainda a penetração da TV paga.

O executivo também destacou a publicidade na TV, que teve um aumento de qualidade. “São 43% dos telespectadores que dizem prestar atenção na propaganda da TV. Na internet, a publicidade é bem mais dispersiva, e as pessoas costumar pular os anúncios na web bem mais que na TV”, destacou.

Em relação ao consumidor, Zeiler disse que ele que pagar um preço justo, conveniência, marcas fortes que possam conduzi-lo, conteúdo de alta qualidade e conteúdo local. “O que faz com que tenhamos que investir muito dinheiro para atender essas demandas, principalmente na qualidade”, finalizou.

Em seguida, Bob Bakish fez uma breve apresentação e disse que o conteúdo é o rei. “As pessoas não assistem tecnologia. Assistem conteúdo”. E também disse que as marcas irão continuar a prosperar se fizerem o negócio certo. “A publicidade na TV ainda é muito importante. Influenciam o comportamento mais do que em outras mídias”.

O líder da Viacom também destacou os jovens da geração Millennials. “Eles ditam o futuro da comunicação”, afirmou o executivo que cuida de marcas fortes globais da mídia, como MTV, Paramount e Nickelodeon.

E ressaltou a força do comercial de 30 segundos. “A diferença é que hoje eles podem ser estendidos e ganhar novos formatos nas redes sociais”, concluiu.