O ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), órgão que congrega 41 entidades que representam o mercado da comunicação do país, realizou nesta quarta-feira (12) um encontro em São Paulo.
Na pauta, diversos assuntos, muitos deles visando o ano d 2015. ‘Não discorremos sobre uma temática em particular. Foi um encontro longo, de três horas, onde estiveram 48 representantes de quase todas as entidades que formam o grupo”, explicou Dalton Pastore, presidente do ForCom. “Fizemos um rápido balanço das conclusões e recomendações do V Congresso (V Congresso da Indústria da Comunicação, realizado em 2012), o que foi implantado ou não; falamos sobre previsão de crescimento para 2015; sobre as novas gerações, quais as expectativas de quando entram na faculdade; do convívio com os meios de comunicação, tradicionais e os mais novos; abordamos a Frente Parlamentar de Comunicação Social; além da relação entre as próprias entidades do mercado, que estão cada vez mais ligadas. Até porque a comunicação é algo hoje muito unificado”, disse o executivo.
A liberdade de expressão comercial, assunto recorrente entre os executivos do mercado, também foi abordada. “Demos uma geral sobre os projetos de lei que tentam restringir ou inibir a publicidade, além e falar sobre aqueles que ficam propondo regulações para nosso setor”, ressaltou
Pastore disse ainda que deverá ser feita em breve uma campanha com as entidades do setor, além de uma pesquisa com todas elas, para o ano de 2015. E que na reunião de hoje também surgiu a proposta da realização de um sexto congresso, para 2017. “É apenas uma proposta. Mas para todos já irem pensando”, concluiu.