Modelo foi pensado pela montadora para atender mercados emergentes

 

Com os olhos voltados para o segmento de compactos, a Ford apresentou nesta segunda-feira (3) mais um modelo que irá integrar a sua linha de carros de entrada no país, o Ka Sedã Concept. O veículo é a versão três volumes do Hatch Ka Concept apresentado em novembro de 2013, uma reformulação do modelo antigo.

Desenvolvido no Centro de Engenharia e Design de Camaçari (BA), o novo compacto, pensado para mercados emergentes, foi exibido simultaneamente no Brasil e na Índia, onde acontece o Salão de Nova Deli. “Esse veículo mostra a nossa visão para o segmento de compactos, que no Brasil representa mais de 70% do mercado”, afirmou Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. O carro é fruto de pesados investimentos realizados pela montadora no país desde 2011, quando ela anunciou um aporte de R$ 4,5 bilhões para suas fábricas locais.

A companhia não revela a faixa de preço nem a data de lançamento (sabe-se que ele chega ainda neste ano), mas assegura que o veículo terá carga de tecnologia acima dos concorrentes nessa categoria. Entre os itens de conteúdo, haverá uma Dock Station para acoplar o smartphone e permitir a comunicação entre o aparelho e o veículo, além de controle de estabilidade. A disponibilidade das novas funções dependerá da faixa de preço dos carros. “Os consumidores estão acostumados com a conectividade, estão com seus celulares em todos os momentos. Queremos dar um passo a frente na questão da tecnologia, mantendo a segurança na direção”, afirmou Rogélio Golfarb, diretor de assuntos corporativos da Ford.

O novo modelo reforça a presença da montadora no segmento de compactos. Ela estima que, até 2018, 30% de suas vendas sejam de modelos dessa categoria, impulsionadas pelo crescimento de países emergentes, como China, Índia e Brasil. “O país é hoje o quarto maior mercado no mundo para o setor automotivo. Ele é um mercado grande e continuará sendo um dos quatro principais centros para a indústria”, apontou Armstrong.