WPP também lamentou a publicação dos anúncios na internet

 

A unidade da Ford na Índia publicou nota nesta segunda-feira (25) pedindo desculpas pelo vazamento de um anúncio que mostra uma caricatura do ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, com três mulheres amarradas e amordaçadas no porta-malas de um dos modelos da montadora. “Nós lamentamos profundamente e concordamos com nossos parceiros de publicidade que isso não deveria ter acontecido. Os anúncios são contrários aos padrões de profissionalismo e decência da Ford e de seus parceiros”, indicou a montadora.

A peça, que pertence à campanha de divulgação do Ford Figo, foi considerada ofensiva e gerou críticas de vários setores da sociedade indiana, que tem discutido o assunto da violência contra mulheres por conta dos recentes casos de estupros registrados no país. De acordo com o site BrandRepublic, o anúncio e mais duas peças – que têm como protagonistas o piloto da Fórmula 1 Michael Schumacher  e a atriz Paris Hilton – foram publicadas em um site por um funcionário do escritório local da JWT, responsável pela comunicação da montadora. A campanha não havia sido aprovada pela Ford.

O WPP, grupo controlador da JWT, também lamentou o ocorrido e informou que está tomando as providências cabíveis em relação ao responsável pela publicação das peças. “Nós lamentamos a publicação desses anúncios de mau gosto e contrários aos padrões do WPP. Eles não foram criados para serem usados como publicidade e somente foram colocados na internet. Isso foi o resultado de ações individuais sem supervisão e as medidas apropriadas foram tomadas dentro da agência onde trabalham em relação ao caso”, diz o comunicado.