Marca está presente no Brasil desde 2014

A varejista americana Forever 21 informou ao mercado que entrou com processo de recuperação judicial. A notícia já vinha repercutindo na imprensa desde o final do último mês, mas não havia sido confirmada oficialmente pela marca.

A empresa afirma que não irá encerrar suas atividades, mas que promoverá reestruturações em sua operação global. No entanto, para manter os negócios de forma mais sustentável, cerca de 350 unidades da rede nos Estados Unidos, Ásia e Europa terão suas portas fechadas. A informação é do Wall Street Journal. Por enquanto, a presença da Forever 21 no México e América Latina não deve ser impactada pelas mudanças.

A marca está presente no mercado brasileiro desde 2014 e foi fundada 30 anos antes, em 1984, pelo casal sul-coreano Do Won e Jin Sook Chang. Atualmente, a varejista possui mais de 800 lojas em 57 países.

A Forever 21 é mais uma marca impactada pela crescente crise do varejo físico norte-americano em tempos de popularização do e-commerce e recessão econômica. De acordo com a Coresight Research, especializada em pesquisas de mercado, o país teve 8.139 operações encerradas em 2017 e 5.528 em 2018. A previsão é que mais de 6.300 unidades sejam encerradas neste ano apenas nos Estados Unidos. A questão vem sendo enfrentada também por grandes redes como JCPenney, Abercrombie & Fitch, Gap, Guess, Macy’s e Victoria’s Secret.