Para o período de volta às aulas de 2011, a indústria gráfica Foroni terá 38 linhas de produtos licenciados. “Não são só personagens. São personagens, marcas, times de futebol… Nós começamos com os europeus e agora entramos nos brasileiros. Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Flamengo chegam ao volta às aulas 2011”, disse Marici Foroni, diretora de
marketing da empresa.
Foi Marici a responsável por trazer a política de licenciamentos para a Foroni. Ela chegou ao marketing da empresa há cerca de 15 anos e a primeira linha com personagem que lançou foi a do Pica-Pau, há 12 anos. “Mas o primeiro que teve uma repercussão grande foi o Homem-Aranha, no lançamento do primeiro filme. Foi quando nós vimos que o licenciamento era um diferencial para a empresa. Ano a ano a gente foi aperfeiçoando tudo no licenciamento. Depois de 12 anos, na área de cadernos a Foroni é a número um no licenciamento”, explicou a diretora de marketing. Hoje o carro-chefe da Foroni é a linha volta às aulas. Dentro dessa estratégia, os produtos licenciados representam 65% do volume total de faturamento.
A escolha das propriedades que vão ilustrar os cadernos e fichários da marca não é feita aleatoriamente. A empresa costuma verificar as tendências nas feiras internacionais e conta com o apoio da empresa de pesquisa Bureau Kids, focada no público teen e infantil. “Quando se fala de personagem, ele precisa cair na graça do público. Não precisa ser conhecido, mas a hora que a menina olha ela tem de dizer ‘ai, que bonitinho’. Mas para fazer a escolha não é fácil”, falou Marici.
A verba de marketing da empresa é de cerca de R$ 4 milhões por ano. A Foroni investe uma vez por ano em TV, durante o volta às aulas. “A campanha do começo do ano teve grande destaque. Eu fui a um evento da Capricho, vi os meninos do Vida de Garoto e falei ‘são eles que eu quero para a campanha’. Foi um auê. Tudo isso ajuda muito a fortalecer a marca. E esse é o nosso desafio. Sabemos das nossas deficiências e uma questão que eu estou investindo é na marca”, contou Marici. No resto do ano, o foco são os PDVs e as mídias sociais. “Eu vejo que no nosso segmento a Foroni acabou se destacando e está se aperfeiçoando”, disse.
Estar em mídias sociais é praticamente uma obrigação da marca já que o principal público da Foroni são as crianças e os adolescentes. “Nosso tipo de consumidor, que é o público infantil e teen, muda de ideia e de gosto da noite para o dia. A pior coisa para uma marca deve ser parecer antiga para esse público. Precisa falar a mesma linguagem deles ou surpreender”, explicou.
Os públicos infantil e adolescente lidam de maneira diferente com a presença da licença no material escolar. Enquanto para as crianças o que importa são os personagens, os jovens dão mais atenção ao produto. “A licença tem uma influência muito maior para o público infantil que para o público teen. São visões de uso diferente. A criança usa o personagem. O público teen compra o produto antes do personagem. É um acessório que tem a ver com o estilo e, por isso, o perfil da Foroni é ter muito mais licenças para meninada acima de dez anos porque a gente se preocupa em fazer um produto antes da licença. Não só pegar o personagem e colocar lá”.
Hoje a licença comercializada pela marca que mais vende é Pucca, seguindo a tendência de que licença de menina vende muito mais que de menino. Entre os personagens para meninos, o sucesso é Bakugan, da Cartoon. A Foroni é atendida pela agência Colors. A meta de crescimento da empresa para este ano é de 15%.
por Cristiane Marsola