Promovido pelo Grupo Doria e pela Editora Referência, o 3º Fórum de Marketing Empresarial do Guarujá acontece entre os dias 17 e 19 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, na badalada cidade do litoral sul paulista. Este ano, o tema será “Brasil: nova potência no consumo e nas tendências”.

Presidente do Grupo Doria, João Doria Jr. aposta que o evento irá repetir o sucesso dos dois primeiros, que reuniram cerca de 400 presidentes e executivos de marketing em suas edições. “O fórum se tornou um grande balizador do mercado para grandes empresas da área do consumo que querem estar atualizadas e na vanguarda de seus segmentos. Há muitos fóruns, seminários e eventos similares ao nosso, mas aquele que toca no centro nevrálgico das companhias é o Fórum de Marketing Empresarial”, enfatiza.

O empresário também credita a expectativa de sucesso em relação ao fórum ao próprio tema escolhido para essa edição. “O tema irá permitir reproduzir tanto a temperatura do cenário atual quanto as perspectivas a curto e médio prazo, pois a velocidade em que as mudanças ocorrem dentro do mercado de consumo exigem primeiro um acompanhamento preciso e, depois, a capacidade de olhar o amanhã de maneira cirúrgica”, diz, ressaltando que aquele que tem a capacidade de identificar o que vem pela frente, traduzindo o sentimento e as mudanças de comportamento do consumidor, sai na frente de todos. “Ele consegue adequar ou remodelar produtos e serviços para essa nova expectativa. Diferente de um concorrente mais lento, que precifica erroneamente, é equivocado na distribuição, incompleto na embalagem, não situa o posicionamento adequado, não mostra valor complementar de produto ou serviço. São sucessões de pequenos erros que se transformam em uma avalanche de equívocos”, completa.

Doria cita três itens que as empresas devem seguir no momento pelo qual o país passa: não ficar atrelado ao cenário atual; ter humildade e aprender a rever seus conceitos; e pesquisar, sempre. “É preciso ouvir o consumidor constantemente. E ter coragem para investir em transformações e ousadia”, afirma, lembrando do exemplo da Kodak, que há cerca de um mês declarou falência. “A gigante americana acreditou que seu poder e liderança a tornaria invulnerável mesmo diante das rápidas transformações do mercado de consumo de fotografias e equipamentos. Faltou coragem para investir e humildade para admitir seu erro”.

Exemplo contrário, para o empresário, é a também americana IBM, que soube realizar suas transformações no tempo e na medida correta para não se tornar um gigante adormecido do mundo da tecnologia. “Os grandes eventos que estão ocorrendo e que estão por vir, somados à elevação da capacidade de renda e à multiplicação dos consumidores, está gerando mais competitividade do mercado e fará com que a oferta aumente substancialmente”, diz, alertando novamente para a necessidade que as empresas devem ter em antever o mercado e conhecer a real necessidade dos consumidores. Para isso, cita a ascensão do público emergente. “Esses consumidores, hoje, não querem só preço. Querem preço e qualidade. E as companhias devem estar atentas a isso para não ficarem para trás”.

O 3º Fórum de Marketing Empresarial já tem 16 cotas de patrocínio fechadas. São elas: Arizona, Casa Cor, Decor Books, Editora Globo, Editora Três, ESPM, Gráficos Burti, Grupo RBS, Lincx, Lua Nova, Momentum, O Estado de S.Paulo, Rádio Jovem Pan, Rede Record, SBT e Vivo.