Hugo Rodrigues, CEO da Publicis, foi eleito por duas vezes consecutivas um dos cinco publicitários mais admirados pelos clientes, de acordo com o Agency Scope, entrou para o Top 3 CEOs da Creativepool, rede social voltada para a indústria criativa global, e ainda foi eleito um dos profissionais mais influentes do Brasil pela revista GQ. Hugo Rodrigues consegue ganhar qualificações, prêmios e honrarias ao mesmo tempo que comanda a Publicis Brasil, onde é presidente há dois anos. É por estas e outras características que ele foi escolhido como um dos homenageados do 8º Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo Grupo Lide e Editora Referência (que edita o PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing).
No primeiro semestre de 2017, Rodrigues comemora os três Leões conquistados no Cannes Lions com o case The Cliché, criado para Heineken. A agência, inclusive, vai bem e ocupa a segunda posição no ranking das maiores agências do país. Pesquisador, o executivo gosta de estudar o comportamento do consumidor e acha que o anunciante quer e precisa de retorno rápido. Esse posicionamento, inclusive, está em sintonia com o tema do fórum neste ano, que é Em busca de novos modelos.
“O mercado publicitário é sempre um reflexo da sociedade. Para conversar com o público, as marcas precisam entender as questões que o afligem, as suas necessidades e os seus desejos. Uma prova de como a publicidade está conectada a esses anseios e preocupações é a sua constante aproximação das causas sociais. Não basta mais vender um produto, é preciso levantar uma bandeira. E, mais do que levantar uma bandeira, é preciso de fato ser um instrumento transformador em prol de um mundo mais justo. É nesse ponto que nos encontramos agora: precisamos cada vez mais de campanhas que ultrapassem o discurso e façam uma diferença real na vida das pessoas”, comenta Rodrigues.
Romper fronteiras e rasgar rótulos tem sido, para o publicitário, o grande desafio dos profissionais ao longo dos anos. De acordo com ele, a grande ideia não é exclusividade da criação, mas pode vir de qualquer departamento, do consumidor, de parceiros. “A criatividade segue como o coração do negócio, mas precisa vir atrelada a resultados. Os melhores profissionais de publicidade, independentemente de suas áreas de atuação, são aqueles que entendem que o foco é o cliente”, explica.
Ao lado de Dalton Pastore, da ESPM, e Eduardo Fischer, da Fischer, Rodrigues receberá durante o evento homenagens por sua contribuição ao mercado. Pessoalmente, ele acredita que todo publicitário deve atender bem os clientes e gerar resultados. “O reconhecimento dos nossos pares deve ser sempre consequência desse trabalho. Agora, quando conseguimos ter as duas coisas juntas, a sensação é realmente muito boa, apaziguadora até. É uma sensação de dever cumprido, equivalente a ter ‘sucesso de público e crítica’”.
Para o futuro, Rodrigues quer continuar trabalhando, com amor e dedicação. “Peço a Deus saúde e humildade para seguir estudando, aprendendo e me desenvolvendo para encarar os infinitos desafios desse novo mundo, porque o futuro não costuma dar muita importância para o que passou”, completa. O fórum será realizado entre os dias 18 e 20 de agosto no Sofitel Jequitimar, no Guarujá.