O Omniretail, Fórum de Inovação e Comunicação, promovido pela GS&MD, foi realizado nesta terça-feira (29), em São Paulo. O objetivo do evento foi contribuir para que os varejistas conheçam e discutam novas tecnologias e ações capazes de auxiliá-los a oferecer experiências mais interessantes e interativas aos seus clientes em múltiplos canais.

 

De acordo com Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&BM, a meta era atingir todos os profissionais que trabalham com marketing de varejo. “O foco foi a discussão do papel do digital da nova comunicação do varejo, diante dos hábitos, formas de consumo e influência das redes sociais nas escolhas das decisões de compra”.

O diretor da GS&MD, Marcos Gouvêa de Souza, fez a abertura do evento, que ainda contou com a presença de Cyro Diehl, presidente da Oracle do Brasil. O executivo debateu o tema  “O varejo e as redes sociais” e disse considerar o tema fundamental em função do crescimento de adesões e da importância que as redes sociais ganharam como canais de comunicação e relacionamento entre as marcas e seus consumidores. Diehl também destacou a grande competitividade e necessidade de inovação constante do varejo no Brasil e no mundo. Cláudia Sciamo, diretora de varejo do Google Brasil, também participou da discussão e falou da importância das empresas se engajarem, interagirem e fidelizarem seus clientes por meio das redes sociais.

Outro painel do evento foi “A comunicação de moda no varejo”. Andréa Bisker, CCO Latam da WGSM, falou da crescente investida das empresas em buscar interação com seu consumidor. Segundo ela, para isso, a tecnologia tem tido um papel fundamental no sentido de aproximar cada vez mais o cliente da marca. A executiva citou vários exemplos de empresas que utilizam a robótica para oferecer um atendimento mais personalizado, exemplificando com uma companhia que oferece serviços online e várias possibilidades. Em um dos casos, a pessoa pode reservar uma peça e ir até a loja física experimentar. Em outro, o consumidor faz a compra e só vai retirar. Em todas as situações, ela lembra a importância de investir nas lojas físicas, que tem que oferecer atrativos constantes para o cliente.

A diretora de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Center, Aline Zarouk, também participou do evento e destacou a importância de oferecer para o cliente um conteúdo relevante em todos os seus canais de comunicação. Falou que tanto a revista dos shoppings da rede, quanto o que é publicado no site, é pensado para sempre trazer novidade. Ainda participaram dessa discussão Paulo Borges, CEO da Luminosidade MKT & Produções, idealizador do São Paulo Fashion Week; e a blogueira Cris Guerra.

 

O evento também contou com a presença de Jilian Elder, diretora de inteligência corporativa na rede de drugstores Wakgreens. Em sua apresentação, Jilian ressaltou o processo de expansão da rede e gestão de mercado, além da aquisição e fusão de operações com o uso da tecnologia de vanguarda. Ainda estiveram presentes Bryan Lee, CEO da Strada Worldwide, empresa presente em 13 países; Roney Almeida, diretor de e-commerce do Grupo Colombo; e Luiz Felipe Bay, diretor de vendas corporativas e multicanal da Raia Drogasil.