O shopping deixou de ser um lugar exclusivo de compras. Foi com essa afirmação que Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe Shopping Centers, começou a sua palestra no 2º Fórum Brasileiro de Shopping Centers, promovido pelo Lide e que aconteceu na última quinta-feira (26), no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

“Esse conceito de que shopping é apenas para comprar já não existe mais, ele se tornou um centro de convivência”, afirmou.

Um dos exemplos citados pelo executivo foi o Shopping Eldorado, na capital paulista. O local abriga, além de uma horta orgânica na cobertura, o Eldorado Tower Business Center, que tem empresas como HBO, Gafisa, Lenovo, Linked In, entre outras.

“O Eldorado também tem, no ramo de entretenimento, o Teatro das Artes, a Playland e, agora, a Kidzânia”, contou Marcelo Carvalho. “Com isso, as vendas se tornaram uma consequência”, completou.

Outro exemplo citado por Carvalho foi o North Shopping Jóquei de Fortaleza (CE). O centro de compras já foi palco de um show de Sam Alves e de uma festa junina. “O shopping interage com a comunidade”, frisou.

Vanguarda

Glauco Humai, presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), revelou que os shopping centers estão na vanguarda do segmento. Ainda de acordo com o executivo, 60% das pessoas que vão aos centros de compra não vão para comprar. “Um estudo também revelou que elas gastam, em média, 76 minutos lá”, disse.