Um olhar sobre o Rio ou, mais precisamente, 111 olhares diferentes estão no livro “Rio” do fotógrafo paulistano Roberto Rosa, que será lançado no dia 9 de dezembro na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Rosa mora no Rio e diz que continua enxergando a cidade como alguém que acabou de chegar.
“A vivência das pessoas com o Rio é diferente do que se vê em qualquer outro lugar do Brasil ou do mundo. Ultimamente, tenho viajado muito para São Paulo, onde a gente só vê prédios e casas, não tem morros, não tem montanhas. O Rio é excepcional, pois, além de não ser uma cidade plana, é cercada por morros e montanhas recobertos pela exuberante Floresta da Tijuca. A liberdade do olhar que a cidade possibilita, com seus espaços vazios que nos permitem ver o horizonte, as águas e a floresta, me deixa extasiado”, disse o fotógrafo.
A curadoria e apresentação do livro ficaram por conta do antropólogo e também fotógrafo Milton Guran. Em 2015, Rosa pretende transformar o livro em uma exposição que homenageará os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.