Adélia: expansão da empresa ficará em torno de 35% em 2012

 

A empresa de pesquisa de mercado Fran6 Pesquisa acaba de se associar ao grupo europeu Iris Network, rede global de empresas independentes de pesquisa de marketing, presente em 35 países. Na próxima sexta-feira (10), anunciará também, em evento direcionado ao mercado, a contratação do espanhol Miquel Pardina para o cargo de diretor de inteligência de mercado e inovação.

As ações são parte do projeto empreendido pelos executivos da empresa nos últimos três anos para se fortalecerem frente aos movimentos do mercado, que se caracterizou pelo grande número de fusões e aquisições nos últimos anos. A Fran6 escolheu um outro caminho: investiu em tecnologias de pesquisas para acompanhar o que seriam as tendências e procurou encontrar o preço justo em alinhamento com os praticados internacionalmente, com os quais os grandes clientes estão acostumados em outros mercados. “Ou você vence ou você cresce”, resume Adélia Franceschini, sócia-diretora da empresa. “Precisávamos pensar em produtos novos para realizar os estudos com as melhores tecnologias possíveis”, afirma a executiva. “Fizemos uma migração grande para a fibra ótica, o que barateia bastante o nosso serviço”. Além disso, a empresa internalizou a operação, “em prol da qualidade”, enquanto outros players faziam o inverso; e investiu em plataformas com customização de serviços e ferramentas.

Entre novidades a serem apresentadas durante o evento desta semana está a solução GIM (Gestão Integrada de Marketing), que, a partir da base de dados dos clientes, acompanha em tempo real como estão as reclamações dos consumidores em relação às demandas e emite indicações quando o nível chega à luz amarela. “É uma ferramenta para empresas que estão preocupadas em fidelizar os clientes, trabalhar a carteira. É simultânea e fácil de usar”, conceitua.

Como resultado, a empresa registrou expansão superior a 100% na soma dos últimos três anos, de acordo com dados internos, período em que passou por mudanças de nome. O faturamento foi de R$ 5 milhões no ano passado. Embora tenha perdido receita, com o preço médio até 30% mais em conta, teve ganho de escala com custos menores diante das “novas facilidades” e da chegada de novos clientes, contextualiza a executiva. Entre os clientes regulares da empresa, estão o Carrefour e Honda Motos – prestam também serviços para a Honda. Ela também desenvolve vários projetos para empresas ligadas a entretenimento e cultura, como veículos de comunicação; para testes de programação, publicidade e conteúdo editorial.

Para o primeiro ano de parceria com a Iris Network, a companhia projeta um crescimento em torno de 35% em 2012. “É um cenário promissor. Iremos trazer muitos estudos internacionais, estima Adélia. O primeiro é sobre o agrobusiness brasileiro, solicitado por um cliente internacional e cuja metodologia para a empresa será de uma parceria com a Iris. Pela associação, também pode desenvolver projetos internamente com o uso de metodologias do grupo.

De acordo com Adélia, o convite da Iris para a Fran6 surgiu de indicações. O processo de entrada levou cerca de oito meses, entre todos os trâmites burocráticos. A chegada de Miquel Pardina, ex-Synovate Censydiam e Line Staff (Espanha), deve incrementar as soluções na empresa. “Queremos dar um passo à frente no território da inovação, com novos produtos e soluções”, afirma Pardina. No mercado, ele tem reconhecimento por trabalhos no campo do branding experience, baseado em mapas de percepção, inclusive com patentes na área, algumas das quais serão usadas na Fran6.