Uma iniciativa para combater o desperdício de alimentos e outra para o controle de armas de fogo estão entre os destaques da primeira edição do D&AD Impact Awards, premiação feita pela associação inglesa D&AD e pela Advertising Week, dos Estados Unidos. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta última terça-feria (27) no Play Station Theater, em Nova York. 

O D&AD Impact tem o objetivo de destacar ideias que possam contribuir para um futuro melhor e sustentável. 

As agências Marcel, da França, e Grey, do Canadá, foram as únicas que conquistaram prêmios Black Pencil com os cases “Inglorious Fruits and Vegetables”, para a rede de supermercados Intermarché, e “Moms Demand Action For Gun Sense in America”, respectivamente. O primeiro estimula venda de frutas e legumes, a preços mais baratos, por não terem os mesmos padrões “estéticos” aos serem apresentados nas gôndolas e bancas ao lado de maçãs, limões ou batatas considerados perfeitos. O segundo é um  movimento de mães criado em 2012 após um ataque a tiros em uma escola de Connectitcut, nos EUA, que matou 20 crianças e seis professores.

Divulgação

Divulgação

Houve um total de 87 prêmios. Além dos dois Black Pencils, o júri também concedeu White Pencils, Graphite Pencils e Wood Pencils. O Brasil não foi premiado.

Entre os oito presidentes dos júris do D&AD Impact estiveram David Droga (Droga5), na área Communication & Interaction, o chef Jamie Oliver, em Health & Wellness; e Aline Santos Farhat (Unilever), em Environmental Sustainability. Além de Aline, a brasileira Andrea Alvares, da Natura, também está no júri do D&AD Impact. Outras informações estão no site da competição.

Award

Winning Brand

Winning Agency

Winning Work

Category

D&AD Impact Black Pencil

Intermarché

Marcel

Inglorious Fruits and Vegetables

Industry Evolution

D&AD Impact Black Pencil

Moms Demand Action for Gun Sense in America (MDA)

GREY Canada

Taking Aim at Corporate America

Community

D&AD Impact White Pencil

Ad Council

R/GA

Love Has No Labels

Diversity & Equality

D&AD Impact White Pencil

Saltwater Brewery

We Believers

Edible Six Pack Rings

Environmental Sustainability

D&AD Impact White Pencil

Honeymaid

Droga5

This is Wholesome

Diversity & Equality

D&AD Impact White Pencil

MACMA

DAVID Buenos Aires

MANBOOBS4BOOBS

Health & Wellness

D&AD Impact White Pencil

Casa Luker

J. Walter Thompson Colombia

Lifesaver Backpack

Humanitarian Aid

D&AD Impact White Pencil

Coalition of Immokalee Workers

Pinkwater & Putman

Fair Food Program Branding Campaign

Responsible Production & Consumption

D&AD Impact White Pencil

REI

Venables Bell & Partners

#OptOutside

Community

D&AD Impact White Pencil

Valvis Holding

Cohn and Jansen JWT

Purity Test

Communication & Interaction

D&AD Impact White Pencil

Thai Samsung Electronics

J.Walter Thompson Bangkok

Touchable Ink

Industry Evolution

D&AD Impact White Pencil

Procter & Gamble

Leo Burnett Toronto, Chicago, London/Holler

Redefining #LikeAGirl

Diversity & Equality

D&AD Impact White Pencil

Make Love Not Scars

Ogilvy & Mather, Mumbai

Beauty Tips by Reshma

Government Engagement

D&AD Impact White Pencil

DB Breweries, DB Export

Colenso BBDO

Brewtroleum

Environmental Sustainability

D&AD Impact White Pencil

Ryman

GREY London

Ryman Eco

Responsible Production & Consumption

D&AD Impact White Pencil

BeeInventive Pty Ltd

BeeInventive

Flow™ Hive

Urban Living

D&AD Impact White Pencil

Coop

Forsman & Bodenfors

The Organic Effect

Responsible Production & Consumption

D&AD Impact White Pencil

Depaul UK

Publicis London

Depaul Box Co

Financial Empowerment

D&AD Impact White Pencil

Hindustan Unilever Limited

PHD India

The Story of an Unborn Child – Chamki

Humanitarian Aid

D&AD Impact White Pencil

Hövding

Edelman Deportivo

Give a Beep

Urban Living

D&AD Impact White Pencil

Whirlpool

DigitasLBi North America

Care Counts

Education

D&AD Impact White Pencil

P&G India

BBDO India

Dads #ShareTheLoad

Diversity & Equality