Lançamento da Editora Atlas, “As novas arenas da comunicação com o mercado” é o 13º livro do profressor Francisco Gracioso, membro do conselho da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ele expõe sua visão sobre temas como entretenimento, marketing esportivo, universo da moda, comunicação promocional e dirigida (merchandising, promoções, concurso, premiações, internet e telemarketing), salões, feiras, cadeia varejista e propaganda tradicional. Gracioso define esses mecanismos como arenas para a comunicação de novos conceitos de produtos e estilo de vida.
“Não basta construir novas pontes dentro da empresa. O homem de marketing deve ter umn olhar novo sobre as relações com fornecedores e, especialmente, com as agências de comunicação. Foram-se os dias em que se investigam grandes somas em uma agência para elaborar anúncios que não produziam nenhuma evidência concreta de retorno do investimento. Como argumenta Olaf Göttgens, vice-presidente de comunicação da Mercedes Benz, o indicador que realmente conta é a quantidade de dinheiro gasta no marketing para cada carro vendido”, diz um trecho do compêndio.
A coletânea conta com artigos de Avelar Vasconcellos, João de Simoni Soderini Ferracciù, José Luiz Tejon Mejido, Ricardo Pastore, Sergio Garrido e Emmanuel Publio Dias.