Aproximadamente um terço dos investimentos publicitários no digital são absorvidos por práticas fraudulentas existentes no ecossistema online. Segundo uma pesquisa da empresa de segurança na internet Distil Networks em colaboração com o IAB (Interactive Advertising Bureau) e o Trustworthy Accountability Group, 34% do dinheiro direcionado a anúncios digitais foi comprometido por cliques e impressões falsas, tráfego falso nos sites, cadastros de pessoas que não existem e distorções nas informações de analytics. De acordo com o levantamento, o valor atingiu a soma de US$ 18 bilhões em 2015.
De acordo com o estudo, uma das razões para o aumento de fraudes em propaganda digital se deve ao crescimento da mídia programática, pois a automação da compra e venda de anúncios teria aberto novas oportunidades para agentes inescrupulosos que habitam o ecossistema online.
Ainda segundo o estudo, o alto nível de fraude sinaliza que apenas quatro entre dez anunciantes estão dispostos a pagar por ferramentas e serviços premium capazes de identificar comportamentos não-humanos.
Com informações do Warc.com