Divulgação

Pertencente à terceira geração de uma família de peixeiros, a marca Frescatto acaba de renovar até 2018 o patrocínio ao Fluminense Futebol Clube – investimento que, segundo a gerente de marketing da marca, Mariana Vilela, mudou a história da empresa no país.

Iniciado em janeiro de 2015, o patrocínio foi o primeiro grande investimento da Frescatto Company em marketing, e os resultados foram tão bons que a marca decidiu investir não só na renovação como na abertura de uma loja, a Porto Frescatto, definida como uma “boutique de peixes” no Leblon, bairro nobre da zona sul do Rio de Janeiro. Com design da agência de branding Avo, o espaço tem identidade musical e olfativa próprias e os atendentes são pessoas preparadas para dar dicas inclusive sobre o preparo dos produtos.

“A loja sempre foi um sonho dos sócios, até porque a empresa nasceu de uma rede de 11 peixarias tradicionais, há 70 anos”, conta Mariana. Hoje, a missão da marca tornou-se ampliar a presença do pescado na mesa dos brasileiros. Mariana afirma que o produto representa apenas 4% da proteína consumida no Brasil, enquanto a média mundial é 40%.

Produtos que foram comodity por muito tempo, os peixes ganharam, nos últimos anos, diferenciação via embalagens e – no caso da Frescatto – fortes investimentos em ações de pontos de vendas. Hoje a empresa mantém profissionais dentro de redes de supermercados para manter a boa apresentação dos produtos das linhas Buona Pesca (mais popular) e Frescatto. Durante a feira da Apas (Associação Paulista de Supermercados), recém-realizada em São Paulo, a marca lançou sua versão de peixes frescos para venda em supermercados.

Divulgação

Entre os demais investimentos da empresa em marketing estão o patrocínio ao projeto Atletas Inteligentes, da medalhista olímpica Jaqueline Silva, que oferece iniciação esportiva a alunos com mais de 12 anos matriculados na rede de ensino; ao Instituto Reação, do atleta Flavio Canto; e a alguns atletas paralímpicos da natação do Instituto Benjamin Constant.

No caso do Fluminense, o acordo inclui o fornecimento de alimentação a mais de 300 atletas da escolinha de base, além de investimento direto. Embora não revele números, Mariana afirma depois do patrocínio houve crescimento nas vendas, distribuição e procura por informações a respeito da marca no SAC. Segundo Mariana, o foco, em 2016, é ampliar a presença no mercado paulistano e, embora não haja planos, não descarta a possibilidade de abrir uma loja boutique lá no futuro.