Mesmo após uma série de polêmicas envolvendo o relacionamento entre Friboi e Roberto Carlos, o contrato ligando anunciante e artista deve ser mantido até seu final. Boatos sobre o fim da parceria iniciada em fevereiro deste ano começaram na primeira semana deste mês, quando Roberto teria se mostrado incomodado com a utilização da música “Como é grande o meu amor por você” em um dos filmes da marca. À época, seu empresário, Dody Siqueira, comentou ao jornal O Globo que o cantor estava chateado por ver essa música em especial em um filme da marca sem seu consentimento – já que esperava protagonizar a peça que a tivesse como trilha sonora (assista abaixo).
https://www.youtube.com/watch?v=DHydykkO1QM
Uma fonte ligada à relação entre Friboi e o artista, porém, ressalta que o contrato – válido por dois anos – é muito maior que a presença de Roberto e de suas músicas em comerciais, o que dificultaria, de ambas as partes, qualquer encerramento precoce. “A parte dos comerciais é a menor em termos de importância. O patrocínio envolve a presença da marca em 40 shows por ano no Brasil, mais dois internacionais – em Las Vegas e no Vaticano –, cruzeiro e apresentações exclusivas para convidados da Friboi”, relata. Não revelado, o valor do contrato é estimado em R$ 25 milhões.
Ainda segundo a fonte, a inclusão de “Como é grande o meu amor por você” teve sim consentimento do artista e de sua equipe e que Friboi e Lew’LaraTBWA, agência responsável pela comunicação do anunciante, teriam decidido em comum acordo não mais utilizar a figura de Roberto nos comerciais. “A verdade é que ele não quis fazer o que a agência e o anunciante queriam. Então, decidiram não mais utilizá-lo nos comerciais, só suas músicas, e se concentrar em Tony Ramos como garoto-propaganda”, revelou.
Polêmicas
A parceria entre Roberto Carlos e Friboi já teve início de forma conturbada. O cantor foi escolhido, entre diversos elementos de conexão com a marca, por ser conhecido como vegetariano e, supostamente, voltar a comer carne após mais de uma década. No primeiro filme, porém, o cantor foi criticado nas redes sociais tanto por ter voltado a comer carne graças a incentivo financeiro, tanto quanto por sua atuação, classificada por muitos como “pouco natural” (relembre abaixo).
https://www.youtube.com/watch?v=q4QXJPk12l8
O tom das críticas se intensificou após declarações do cineasta Fernando Meirelles em seu perfil no Twitter, revelando que, segundo relatos de profissionais ligados à produção do comercial, Roberto sequer teria tocado no bife mostrado na peça, muito menos comido. Após esse caso, o anunciante já havia decidido por interromper, ao menos pontualmente, a aparição do artista nos filmes.
Procurados sobre o caso, a Friboi mantém o posicionamento de que “não comenta especulações do mercado. Já a Lew’Lara informou que cabe à agência apenas a parte da campanha de mídia, com relacionamento entre Friboi e Roberto Carlos acontecendo diretamente entre empresa e cantor. A assessoria de Roberto Carlos não foi encontrada até a publicação desta nota.