Através da bem-sucedida campanha Confiança do princípio ao fim, criada pela Lew’LaraTBWA, a Friboi deixou de ser commodity para se transformar numa marca reconhecida. Agora é a hora da segmentação por linha de produtos, cada uma delas direcionada para núcleos de consumidores com interesses específicos na hora de preparar o alimento. Se for churrasco, a sugestão é buscar os cortes de picanha e fraldinha, por exemplo, abrigados no guarda-chuva da linha Maturatta Friboi. Se o objetivo é gourmet, a opção é Angus Friboi, certificada pela Associação Angus, cujas matrizes garantem uma carne macia e é sugerida pela empresa “para momentos especiais”.

Divulgação

A Reserva Friboi é “para quem procura uma carne selecionada e com cortes diferenciados”. O mercado de food service foi contemplado com Do Chef Friboi. A partir da segunda quinzena de abril, as marcas já estarão disponíveis nos pontos de venda de todo o país.

O desenvolvimento do projeto ocupou a consultoria Sonne durante 18 meses e também envolveu a criação de uma nova identidade para a Friboi. “As novas marcas ganharam um redesenho que expressa seu propósito, agrega valor ao produto e está alinhado às demandas e tendências de comportamento e no consumo dos consumidores atuais e futuros”, explica Maximiliano Tozzini Bavaresco, da Sonne.

“Para fazer todas essas mudanças, era necessário conceituar muito bem as marcas e suas respectivas embalagens, com o objetivo de criar uma maior sinergia entre elas e uma maior diferenciação de cada uma e dos seus concorrentes. Com isso, conseguimos fortalecer ainda mais o nome Friboi e aumentar a preferência dos brasileiros pelos produtos da nossa marca”, destaca Maria Eugênia Rocha, gerente-executiva de marketing da divisão de carnes da JBS. A empresa, com essa estratégia, quer ampliar as suas vendas, mesmo “em um cenário de retração do consumo”.