A Fundação Casas Bahia, controlada pela Via Varejo, anunciou o investimento de R$ 1 milhão em iniciativas na grande São Paulo e Rio de Janeiro, para apoiar pequenos negócios e ações humanitárias. A expectativa é beneficiar até 1200 empresários, que serão selecionados por uma consultoria especializada.
Segunda a fundação, a ideia é conceder microcrédito aos micro e nanoempreendedores de regiões menos favorecidas, com dificuldade de acesso a crédito em organizações públicas e privadas tradicionais.
Nesta ação, empreendedores poderão obter empréstimos a partir de R$ 500 com carência de até 120 dias e juros de 1% ao mês. O valor devolvido será investido em atividades de fortalecimento de negócios periféricos lideradas pelas organizações, permitindo assim que as doações tenham duplo poder de impacto. A análise de crédito e gestão do fundo será feita pela Firgun, que já trabalha com este público-alvo e com microcrédito há cerca de três anos. O valor doado pela Fundação terá como prioridade o apoio a mulheres empreendedoras.
Além do crédito e diversas outras iniciativas, também está prevista a doação de produtos como freezer, micro-ondas, geladeira, cama, colchão, cesta básica, água, sabão e álcool gel, para comunidades e pessoas mais vulneráveis. Em São Paulo, o apoio será para a comunidade de Paraisópolis. Já no Rio, a ação será realizada com o apoio da Cufa (Central Única das Favelas) nas comunidades que apresentarem mais necessidades desses produtos.