Criada pela Lew’Lara\TBWA, a plataforma “Adote um Áudio” usa tecnologia para mostrar “como é sentir o Natal”
Escrever cartas para o Papai Noel é uma tradição natalina que se perpetua ao longo dos anos e pensando nas crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, a Fundação Dorina Nowill para Cegos está promovendo pelo terceiro ano consecutivo a plataforma “Adote um Áudio”, que substitui os textos escritos por áudios.
Criada pela Lew’Lara\TBWA, a ação “Sentindo o Natal”, parte da plataforma “Adote um Áudio”, ganhou reforços em 2022 e as crianças, adolescentes e adultos atendidos pela Fundação tiveram suas cartas em áudio para o Papai Noel submetidas à inteligência artificial.
“O Natal é uma data muito visual. São os enfeites coloridos, o brilho das luzinhas, as decorações temáticas. E, claro, até o Papai Noel. Mas a magia do Natal vai além do que a gente vê. É o que nós sentimos. E é exatamente isso o que a crianças da Fundação Dorina Nowill para Cegos nos ensinam nessa campanha”, afirmou Rodrigo da Matta, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA.
Até o dia 21 de dezembro, mais de 60 histórias narradas por crianças, jovens e adultos pela Fundação Dorina estarão disponíveis para serem adotadas e, para participar, basta acessar o site, escutar as histórias disponíveis e, para aquela que mais se identificar, clicar em “adotar”, que automaticamente será redirecionado para o check out via PayPal.
Além da adoção dos áudios, que podem se esgotar conforme os apadrinhamentos antes do encerramento da campanha, as pessoas conseguem fazer uma contribuição financeira para a entidade, que será direcionada para atividades e atendimentos gratuitos prestados pela Fundação Dorina, ao longo do próximo ano.
“O Papai Noel é um dos símbolos mais icônicos do Natal. Crescemos com a imagem do “bom velhinho”, que distribui presentes em 25 de dezembro. De certa forma, a campanha Adote um Áudio vem para resgatar essa magia natalina. Vamos estimular a inclusão ao mesmo tempo realizamos os desejos de crianças e adultos cegos e com baixa visão”, afirmou Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A ação foi criada e operacionalizada pela agência Lew’Lara\TBWA, e contou com a parceria de empresas como a Produtora Pancs, por meio da Judith Belfer (diretora de cena) e a Marcia Branco (produtora), responsável pela captação de imagem, e da Cabaret Audio, por meio da Ingrid Lopes, pelo tratamento dos áudios. Para dar ainda mais visibilidade, “Adote um Áudio” conta também com o apoio da Eletromídia com OOH.