Basta digitar Bob Greenberg no Google para encontrar os mais diversos conteúdos publicados, entre eles sua história como fundador da R/GA, elogios relacionados à criatividade e inovação de seu trabalho, além de muitas entrevistas espalhadas pelo mundo. E parece que estar online, conectado e completamente ligado à tecnologia é mesmo um desejo do executivo, que esteve no Brasil na semana passada para inaugurar escritório da R/GA em São Paulo.
A filial brasileira é liderada por Fabiano Coura. A multinacional tem sede em Nova York, onde o conceito Connected Spaces foi implantado pela primeira vez na rede, e depois espalhado por outros escritórios em cidades como Londres e Xangai, chegando até São Paulo. As pesquisas de Greenberg primeiro foram testadas em sua casa, pensadas para ser completamente conectadas. Feitas as experimentações, foi a vez de o espaço em Nova York ser repensado e reinaugurado como “o escritório mais conectado do mundo”.
“Encontramos um local com dois andares interconectados o suficiente para que todos se movimentem. Cada andar tem o tamanho de um campo de futebol, ligados por grandes escadas. Começamos a trabalhar a ideia dos espaços conectados trazendo o físico para dentro da internet, mobile e social media, dando um panorama digital para a realidade. Começamos com 45 inovações práticas. Hoje já são 60 desenhadas em torno do conceito de retenção e conservação da nossa equipe”, explica Greenberg.
Ao entrar na agência, por exemplo, os visitantes se deparam com um espaço livre, um café e uma arquibancada, que promovem interação e encontros informais. Ele é recepcionado por um sistema de check-in que o conecta diretamente com a pessoa que ele procura na agência por meio do aplicativo Slack. Há também o Journey Display, uma plataforma de comunicação composta por quatro painéis ligados com os outros escritórios da rede mostrando tudo o que está sendo criado em tempo real.
Inspirar clientes a promover mudanças significativas nos seus negócios é um dos objetivos de seu fundador e de toda a equipe envolvida na renovação dos escritórios. Além disso, ao longo dos últimos anos, a R/GA, que faz parte da Interpublic Group, vem mudando seu modelo de negócio e, cada vez mais, oferecendo serviços de consultoria para as empresas.
“As agências estão se movimentando, mas elas precisam fazer uma série de mudanças em sua natureza, e isso tem de ser relevante para os clientes. Nós nunca seremos grandes o suficiente para romper o centro financeiro, mas podemos ser únicos o suficiente para romper as perspectivas e os modelos estabelecidos. Estamos em processo e realizando consultorias que transformam os negócios”, afirma Greenberg.
Para fazer uma mudança de negócio é preciso trabalhar as mudanças culturais. “Nós não acreditamos, necessariamente, no modelo de consultoria comprado pelas empresas, porque ele está baseado no que é ou não recomendado. Então isso eles já podem ter com essas empresas, porque a maior parte das consultorias trabalha assim. São empresas muito boas, mas acreditamos que é, também, um processo criativo para ser trabalhado, então é uma evolução natural para nós enquanto agência de criatividade”, diz. “Pensando na natureza do que a gente faz, clientes contratam a R/GA nunca esperando o roteiro de um filme ou campanha. Eles vêm até a gente com problemas de negócios e nós podemos dar uma resposta diferente para aquilo, com uma nova perspectiva”.
Escritório em São Paulo
Desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Morettin, o sistema de Nova York foi adaptado em um prédio localizado na Vila Madalena. Uma mistura de arquitetura, tecnologia, dados e análise de comportamentos ressalta a colaboração entre os funcionários. “São Paulo é muito receptiva para novidades e eu acredito que as pessoas vão gostar de algumas coisas que trouxemos, e é provável que influencie outros escritórios e prédios da cidade. Acho que esse é só o começo da introdução da tecnologia e infraestrutura nos espaços físicos”, afirma Greenberg.
Fabiano Coura afirma que os problemas dos clientes estão cada vez mais complexos. “Tudo foi pensado para aumentar a colaboração e, com isso, as possibilidades de chegarmos a ideias e soluções mais inovadoras. O objetivo é eliminar o tempo entre criar e prototipar as ideias”, explica.
Outra novidade apresentada pela R/GA e com destaque no novo espaço é o lançamento da R/GA Content Studio, produtora que funciona integrada com a criação da agência e é liderada pelos diretores-executivos de criação Saulo Rodrigues e Carlos Fonseca.