Criado pela dupla formada por Bruno Bomediano (direção de arte) e Rafael Pitanguy (redator), da equipe de criação da Lew’LaraTBWA, com produção da SaxSoFunny, o jingle “Funk do Esfregão”“, para a linha de detergentes Minuano, é uma das músicas mais tocadas do País.  O tema foi usado nos comerciais de 15 segundos da campanha “Nem big, nem brother” veiculados no último mês de janeiro e em ações de merchandising no Big Brother Brasil 2010 (Festa da Espuma e prova do líder).

A Lew’LaraTBWA fez um levantamento para monitorar a repercussão .  Após a festa da espuma,  mais de 100 vídeos foram postados no Youtube, alguns atingindo a marca de 300.000 views.

“Outro resultado positivo veio com a prova do líder, outra ação de merchandising patrocinada pela marca, na qual os participantes do programa precisavam ficar em pé dentro de um quadrado, vestidos com uma esponja e dançando o Funk do Estregão. Após a prova, mais de 140 mil sites disponibilizaram na internet o hit para download. Além disso, milhares de comentários sobre a prova foram postados no twitter e várias comunidades criadas no Orkut. Além disso, vídeos amadores sobre a música invadiram o YouTube”, comemora Márcio Oliveira, vice-presidente da agência. “Tudo isso acabou virando tema também para diversos sites de notícia e blogs, que tratam o funk como a nova febre da internet. Febre que acabou contagiando celulares com ringtones, pistas de boates e até blocos de carnaval, onde não faltou o Funk do Esfregão. Muitos sites chegam a comparar o funk com a música Rebolation”, ele acrescentou.

“Para contar esta história, usamos a mídia mais importante de todas: o interesse do público. Quando uma idéia anda de mãos dadas com as pessoas, você fez mais que propaganda, você consegue se comunicar. Mais importante que dizer, é ser escutado. E olha que este funk pega, hein!”, relatou André Laurentino, vp de criação da Lew´LaraTBWA.

por Paulo Macedo