“Já escalou, pai?”. Essa é a pergunta que não sai da boca de milhões de boleiros do Cartola FC, fantasy game de futebol do GloboEsporte que permite ao jogador escalar um time e virou febre no país. O jogo tem como base o Campeonato Brasileiro.
A edição deste ano do jogo conseguiu reunir fortes patrocinadores, como Casas Bahia, Johnson&Johnson, Itaú, Vivo, Ambev e BRF. Para as marcas, o jogo, que chegou a quase três milhões de times escalados em uma só rodada do Campeonato Brasileiro, é gol de placa. As empresas têm uma série de opções: mídia de alto impacto, liga customizada e criação de projetos sob demanda para ações de branded content dentro da editoria Cartola no GloboEsporte.com.
Além disso, o Cartola FC ainda permite ações envolvendo a criação de uma liga e patrocínio de uniforme dos times customizados, serviços de alta relevância para os cartoleiros.
O visual do jogo deste ano está completamente novo. A tela inicial foi reformulada e agora mostra as grandes pontuações da rodada. A versão móvel do game (para iOS e Android) também foi otimizada, deixando a navegação mais fluida e tornando a experiência ainda mais intuitiva para o jogador.
A interação com as redes sociais também foi ampliada. Logo que o usuário cria a sua conta, o jogo identifica os amigos do usuário no Facebook e dá a possibilidade de colocar a foto de perfil em um ícone pequeno no escudo do time. Cards com ilustrações divertidas podem ser compartilhados nas redes sociais. Além disso, neste ano, o jogo ainda ganhou uma versão PRO paga, cujos usuários já ultrapassaram a marca de 100 mil.
O Cartola FC é um dos inúmeros exemplos de que o futebol rompeu a barreira do offline e desembarcou – com muita força – no mundo virtual. Outro exemplo dessa tendência é o Torcedores.com. O site de notícias esportivas, com destaque principalmente para o futebol, surgiu de uma oportunidade percebida no mercado.
“As redações têm ficado cada vez mais enxutas e a demanda por informação e formatos para anunciantes continua crescendo. Neste cenário, o jornalismo colaborativo aparece como uma alternativa de produção em escala, figurando mais como plataforma do que como veículo”, afirma Flávio Moreira, editor-chefe do Torcedores.com.
O site tem uma combinação de modelos de negócio em diferentes frentes: colaboradores, publicidade e parcerias. No primeiro quesito, como explica o editor-chefe do site, quando um colaborador se cadastra no Torcedores.com, ele passa a ter direito a receber benefícios que o ajudam a se formar como produtor de conteúdo.
“São cursos de formação, reciclagem e especialização. Acaba sendo uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho”, diz. “Além disso, há um suporte da nossa equipe que o alimenta com sugestões de pauta, orientações de texto e divulgação para que atinjam uma audiência que não conseguiriam sozinhos. Os colaboradores que mais se destacam são habilitados a participar de um grupo que é remunerado proporcionalmente à audiência que gera”, completa.
Na publicidade, o Torcedores.com trabalha basicamente com mídia programática. “Mas também trabalhamos com alguns formatos inovadores de publicidade, envolvendo as marcas mais profundamente com o conteúdo e com a audiência”, conta Moreira.
Essa forma de trabalho é chamada de Vozes da Marca. “Temos dado preferência por campanhas e marcas que queiram proporcionar conteúdo relevante para o consumidor final”, afirma.
Com o objetivo de ampliar a audiência do site, o Torcedores.com conta com parceiros como iG, MSN, Elemidia, Catraca Livre e RBS.
“Temos também uma equipe rodando o mercado sempre procurando novos parceiros, com isso começaram a aparecer algumas oportunidades de fornecimento de conteúdo sob demanda. Por exemplo, temos um contrato com o aplicativo Versy, pelo qual recebemos um fee mensal para fornecer conteúdo esportivo dentro do app”, afirma.