Em sua primeira caça aos Leões, Gabriela Soares vai avaliar trabalhos de um período em que a vida virou de cabeça para baixo. A estreia da diretora-geral de planejamento da Talent Marcel como jurada da categoria de Creative Strategy do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que será realizado em formato online entre os dias 21 a 25 de junho, ocorre no momento em que a Covid-19 instaurou mudanças sem precedentes. Do prêmio que coroa a “celebração da criatividade na estratégia”, a executiva espera encontrar projetos capazes de registrar as transformações sociais, de comportamento e ambientais que ficarão para sempre cravadas na história da humanidade.
Critérios
Creative Strategy é um prêmio que celebra a criatividade na estratégia reconhecendo a ideia por trás do projeto. Vamos buscar pensamentos inovadores, disruptivos, que demonstrem grande capacidade estratégica embarcada; projetos ancorados em análises, interpretações de dados e insights potentes, capazes de transformar o negócio, as marcas, a cultura. Os critérios ponderam a interpretação do desafio, insight e pensamento, ideia criativa e resultados.
Reflexos da Covid-19
Vamos avaliar trabalhos dos anos de 2020 e 2021, pré-pandêmicos e pós-pandêmicos, e esse vai ser um exercício muito interessante para sentir o reflexo das mudanças, na prática. De um ano para o outro, a vida virou de cabeça para baixo, vivemos enormes pressões e transformações, e isso impactou a conversa entre as pessoas e as marcas também. A pandemia da Covid-19 antecipou o futuro na adoção de tecnologias de conectividade e ampliou também a conversa no digital; mudou o dia a dia substancialmente, esvaziou as ruas, revalorizando a casa e os cuidados básicos, alterando os hábitos de compra e consumo de canais. Do ponto de vista social, descortinou ainda mais as desigualdades, dando luz a movimentos e exigindo uma conversa mais sensível e com mais propósito. É de se esperar que os projetos que vamos julgar reflitam essas mudanças.
Destaques
Na última edição do prêmio, o projeto que ganhou o Grand Prix nessa área é The E.V.A Initiative (Equal Vehicles for All), da Volvo. A marca fez uma análise inédita de 40 anos de dados, que ajudou a identificar quais lesões surgem mais em acidentes com homens, mulheres e crianças. Disponibilizou a pesquisa para todos, inclusive para a sua concorrência, em uma ação que pedia automóveis com igualdade de proteção a todos.
Perspectivas
A expectativa é encontrar um volume grande de projetos pelo período estendido, trabalhos pré e pós pandêmicos com perspectivas diferentes. Imagino que vamos ver muitas ideias inspiradas em insights identificados nessas mudanças comportamentais profundas que vivemos; vamos ver estratégias que nasceram de análises robustas de dados cada vez mais disponíveis. Também espero encontrar campanhas com viés social, serviços de apoio à sociedade e relacionados a questões ambientais, que vêm ganhando destaque.
Preparo
Vejo esse processo com muita seriedade, afinal, estaremos ali julgando para estabelecer a barra, o que a gente considera o melhor nos trabalhos de estratégia criativa, e isso é uma tarefa de grande responsabilidade. Para me preparar para ela, tenho procurado entender muito bem os critérios e as perspectivas nessa categoria, estou ligada nos cases da área e conhecendo melhor o time de jurados com os quais vou colaborar.
Distância
Julgamento online é o que nós temos no momento, é a maneira de fazê-lo viável, e em segurança. Apesar da distância, estaremos próximos por meio da tecnologia. Já julguei outros prêmios assim e acho que funciona. O Cannes Lions desenvolveu um sistema eficiente, que já foi testado em outros prêmios regionais, e vai dar todo o apoio. Mas é claro que, nos meus melhores sonhos, sempre me imaginei julgando dentro do Palais, presencialmente, vivendo os bastidores do festival, a experiência toda fica um pouco comprometida.
Convite
Esta é a primeira vez que participo como jurada do Cannes Lions, e estou muito feliz e orgulhosa com esse convite. Julgar um prêmio que celebra a estratégia por trás das ideias e como isso pode alavancar a criatividade é um presente para quem trabalha colocando energia justamente nisso.